ANGOLA EM VIAS DA DITADURA: ACTIVISTAS CONTINUAM NA MIRA DOS SIC

0
a942e9dd-f764-4d3a-972c-44ea9c74f2cb

Luanda – Activistas políticos considerados potenciais promotores de manifestações, continuam na mira do Serviço de Investigação Criminal, por organizarem protestos no dia 15 reservado à realização da cerimónia de investidura de João Lourenço a Presidência da República

NDOMBIZADIMENGA

Os activistas, estão a sofrer perseguições, torturas e tentativa de detenções por supostos elementos dos Serviços de Investigação Criminal (SIC), em todo território nacional.

Segundo o porta-voz da Plataforma Cazenga em Acção (PLACA), associação de defesa aos direitos humanos, Carlos Lupini, confirma ao Jornal Hora H a tentativa de detenção do activista social e co-fundador da referida associação de activismo social e político, “Xitu Milongu ya Xitu, que escapou do rapto de quatro agentes que seguiam numa motorizada e outros num land-cruiser branco quando ele saia da Centralidade do Kalawenda, onde trabalha”.

O associativo acrescenta que “Xitu Milongu Xitu escorregou das mãos dos agentes e pôs-se em fuga, estando até ao momento em local incerto”, denuncio ao Hora H.

O Hora H sabe de uma denúncia feita pelo activista Nuno Álvaro Dala nas redes sociais a dar conta da detenção de Zola Mandela da Paz as 12 horas da última quarta-feira, 14, no Distrito urbano do Kikolo, município de Cacuaco, “sem mandato de detenção, e levado em parte incerta”.

Para não falarmos de vários activistas políticos que foram detidos nas províncias do Uíge, Cabinda, Lunda Norte, Benguela e Luanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página