ELEIÇÕES: “RECEBEMOS ORDEM DA CNE PARA NÃO AFIXAR A ACTA SÍNTESE”, DIZ MEMBRO

0
01630000-0aff-0242-81b1-08da861d424f_w1597_n_r1_st_s

“Ordens superiores”, alegadamente provenientes da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), estão a impossibilitar a afixação pública e entrega das actas das actas sínteses em algumas assembleias de voto em Luanda, segundo fonte da VOA.

No centro de Luanda, mais propriamente na Avenida Lenine, há uma das muitas assembleias de voto em Luanda em que até ao momento não foi afixada a acta final resultante da contagem dos votos.
“Estamos a ser muito pressionados pela CNE”, confessou um membro da assembleia de voto que prefere não ser identificado por temer represálias.
Nesta assembleia quase todos os delegados dos partidos políticos, incluindo o do MPLA, já se retiraram, mesmo sem a acta síntese.
Fernando Nandilson, delegado da UNITA, é o único que se recusa a abandonar a assembleia de voto sem o documento que atesta os resultados da sua assembleia.

“Assinámos as actas síntese e eles falaram que vão nos entregar. Agora, tudo no fim não querem entregar as actas. Estamos aqui entre a espada e a parede sem quererem nos entregar as actas”, disse Nandilson à VOA.
“Eles estão a dizer que a CNE disse que não podem dar nem colar as cópias das actas sínteses”.
O delegado da UNITA garantiu-nos que não vai sair da assembleia de voto sem antes receber o documento. “Não posso sair daqui sem a acta síntese”, afirmou.
Contactámos a CNE para um pronunciamento sobre estas alegações mas não recebemos resposta imediata.

“ESTAMOS AQUI A FISCALIZAR O VOTO NOSSO VOTO”

Como o senhor Fernando Nandilson, outras pessoas aguardam avidamente em frente das assembleias de voto pela afixação das actas sínteses.
A publicação das actas sínteses é uma obrigação legal, como aponta o artigo número 9 do artigo 86 da lei eleitoral angolana.

Laura Macedo é activista e tem feito uma ronda por Luanda para observar o grau de cumprimento da lei no que à divulgação das actas síntese diz respeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página