SIC DETÉM 02 CIDADÃOS CHINESES ACUSADOS NO CRIME DE MINERAÇÃO DE CRIPTOMOEDAS

d238c808-60bc-4fcf-b45e-3b93f24293f2

O SIC/LUANDA, através da sua Direcção Municipal de Talatona em coordenação com o Departamento de Combate aos Crimes Informáticos e o LCC, deteve 02 cidadãos de nacionalidade chinesa de 44 e 45 anos de idade, implicados nos Crimes de Associação Criminosa, Mineração de Criptomoedas, furto qualificado de água, interferência no sistema eléctrico nacional, fuga ao físco, bem como o crime de vandalização de bens públicos, no município de Talatona.

No local, o Porta-Voz do SIC/LUANDA, Superintendente-Chefe, Fernando de Carvalho, afirmou que os crimes foram descobertos no dia 23NOVEMBRO024,por volta das 17h00, quando os nossos operacionais recepcionaram uma denúncia que dava conta da existência de um estaleiro sob alçada de cidadãos chineses denominado “CHIMINGO”, onde efectuavam o processamento de Mineração de Criptomoedas, situado no Município de Talatona, Distrito Urbano da Cidade Universitária.

Deste modo, no dia posterior, por volta das 8H00, uma equipa de Investigadores fez-se ao local, onde foi possível confirmar a veracidade dos factos, tendo sido possível observar no interior de uma nave, uma quantidade de Equipamentos Electrónicos de Mineração de Criptomoedas armazenados à cerca de 01 (um) ano.

Para aferir-se á legitimidade e autenticidade do material encontrado, referiu o Oficial, buscou-se o apoio do Departamento Combate aos Crimes Informáticos, bem como, a envolvência do LCC, o que tornou possível contabilizar-se 1.047 aparelhos de mineração, (03) Ventiladores Grandes, (01) Um Posto de Transformação de alta tensão na referida nave (desligado) e outros (03) Postos de Transformação (PTs) em funcionamento, meios utilizados para o exercício da acção criminal.

Como agravante, constatou-se o Desvio de uma Conduta da EPAL para um reservatório de Água com a capacidade de cerca de 40 mil litros, sem autorização legal da referida empresa, e a ligação anárquica de Energia da Rede Pública, sem autorização da ENDE.

Dadas as evidências criminais, foram os (02) implicados detidos e os meios em causa apreendidos. Presentes ao Ministério Público e ao Juiz de Garantias, ambos viram a sua liberdade Privada.

Você não pode copiar o conteúdo desta página