SECRETARIADO NACIONAL DA JMPLA DÁ RAZÃO A MÁRIO ARAGÃO E JUSTINO CAPAPINHA É SUBSTITUÍDO DO CARGO

O Secretariado Nacional da JMPLA deu razão, ao militante Edgar Jorge Aragão, que impugnou à candidatura de Justino Capapinha, enquanto coordenador adjunto da comissão preparatória do congresso, avançando a sua candidatura, ao cargo de secretário nacional.

LUISA MUDILO

Este órgão máximo da JMPLA, suspendeu do cargo de segundo secretário da organização, Justino Capapinha, que agora vai concorrer à direcção da organização.

Em substituição de Justino Capapinha do cargo de segundo secretário nacional interinamente, segundo o comunicado, foi indicada a militante, Elizandra Wassuca, responsável do departamento para política de quadros da organização, que também será coordenadora adjunta da comissão preparatória do congresso.

“Esta decisão decorre do facto do militante, Justino Capapinha, ter submetido a sua intenção de candidatura ao cargo de primeiro Secretário Nacional da JMPLA, visando assim, assegurar maior lisura e transparência no referido processo”, lê-se num comunicado divulgado pela direcção nacional da organização.

O  militante Mário Edgar Jorge Aragão, apresentou quarta-feira, 25, uma impugnação à candidatura de Justino Capapinha ao cargo de primeiro Secretário Nacional da organização juvenil do MPLA, em carta enviada ao Presidente do partido, João Lourenço.

O militante argumentou que Justino Capapinha, membro da subcomissão de candidaturas da comissão nacional preparatória do congresso, estaria a violar as normas estabelecidas pela diretiva N.º 07/2024, comprometendo assim a transparência e lisura do processo eleitoral.

A impugnação apelava ianda à intervenção do Presidente do MPLA para garantir que o processo seja conduzido de maneira justa e imparcial.

Com o período de apresentação de candidaturas a terminar esta quinta-feira, 26, até neste momento, os militantes, Mário Aragão, Justino Capapinha, Mateus Fumani, Mazongani Bunga, Luti Afonso e Adilson Hach, já aprsentaram as suas candidaturas.

O IX Congresso Ordinário da JMPLA, que terá lugar nos dias 21 a 23 do próximo mês, vai reunir 1.789 delegados provenientes de todas as estruturas da JMPLA no País e no exterior, além de convidados nacionais e internacionais.

Refira-se que, recentemente, o secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, apelou aos jovens da sua organização política, a cultivarem o espírito patriótico e absterem-se de práticas que não dignificam o partido, como a contratação de pessoas próximas.

“Vamos evitar a introdução de amigos e familiares nos órgãos de direcção”, avisou, Paulo Pombolo, deixando ainda um recado para àqueles que não têm sido presentes às actividades da organização político-juvenil.

“Os ausentes procuram sempre nesta fase momentos para aparecer“, criticou.

Você não pode copiar o conteúdo desta página