“ANGOLA PRECISA DE AGIR COM EQUILÍBRIO E DIPLOMACIA” – MARIA LUÍSA ABRANTES
A jurista Maria Luísa Abrantes, co-fundadora do US/Africa Business Center da US Chamber of Commerce, falou ao Novo Jornal sobre as expectativas para o encontro entre os Presidentes Joe Biden e João Lourenço, que decorre esta quinta-feira, 30, na Casa Branca.
NJ – Quais são as expectativas em relação ao encontro desta quinta-feira, 30, na Casa Branca, entre os Presidentes Joe Biden e João Lourenço?
MLA – Os principais tópicos do encontro entre aos os Presidentes Joe Biden e João Lourenço já foram anunciados .
– Angola para além de uma situação geográfica em África privilegiada , é o 3o. parceiro comercial na África Subsaariana dos Estados Unidos , para onde exporta petróleo e fez excelentes encomendas aos EUA por ajuste directo, que serão garantidos pelo Estado . Não foi por acaso que o Presidente José.Eduardo dos Santos, foi recebido na Casa Branca , por todos os Presidentes americanos durante os seus mandatos e que conseguiu estabelecer relações bilaterais diplomáticas com os EUA há 30 anos .
O Presidente João Lourenço já não conseguiu encontrar-se com o Presidente Trump. O encontro tardio entre os Presidentes João Lourenço e Joe Biden , após o aperto de mão durante a recepção oferecida pelo último , aos Chefes de Estado Africanos Dezembro de 2023; já há muito se fazia esperar . Só não aconteceu antes, apesar de todos os esforços envidados ,sobretudo pela aproximação iniciada pela US/Africa Business Center da US Chamber of Commence, de que sou co-fundadora , desde a tomada de posse do Presidente João Lourenço em 2017, possivelmente pelas dúvidas sobre o interesse das empresas americanas , devido à situação econômica .
Essa situação foi agravada pela sansao imposta pelo Senado Americano, não permitindo vender dólares a Angola .
A situação poder-se-ia ter adensando , com o resultado das eleições angolanas pouco transparentes , não sendo todavia esse o factor de maior importância para os americanos.
A política externa dos Estados Unidos de América é voltada em primeiro lugar, para a segurança do seu território e dos seus contribuintes, ( poderão ser apenas residentes ) , mas em especial dos cidadãos americanos ” Americans first “‘, em qualquer parte do mudo .
Em segundo lugar , defendem os seus interesses econômicos , privilegiando o aumento do número de postos de trabalho para os americanos , ” jobs for Americains “, protegendo o sector privado , o retorno pela cobrança dos impostos e o crescimento do seu produto interno bruto . O Presidente Biden está a menos de um ano das eleições Presidenciais e precisa de aumentar o número de empregos , com as encomendas por ajuste directo . Por outro lado , se já recebeu 68 vezes o Presidente chinês Xi Jinping , a que chamou de “ditador” minutos depois do o ter recebido cordialmente , porque não receber o Presidente João Lourenço no final do seu Mandato?
NJ – A Administração Biden tem feito vários investimentos no nosso país em sectores como o transporte (Corredor do Lobito) e energias renováveis, tornando Angola numa peça de relevo da estratégia dos EUA para África. Qual é a sua opinião sobre esta estratégia?
MLA – É preciso distinguir investimentos de financiamentos . Os EUA através do EXIMBANK financiará investimentos angolanos , não constituindo investimento que pressupõe risco . Isto é; emprestará dinheiro , para que Angola adquira e pague os equipamentos e a prestação de serviços americanos , cujas garantias por norma são assegurados pelo Estado angolano . Aconteceu o mesmo no passado com financiamentos similares . No caso da segunda aquisição de aviões Boing , o EXIM BANK por sua vez , fez uma parceria com o Barclays Bank no Reino Unido , com garanta bancária oferecida pela representação da SONANGOL em Londres e num posterior financiamento, o EXIM BANK negociou uma parceria ( engenharia financeira) com um banco no Canadá ,
NJ – Há também a questão do posicionamento estratégico dos EUA em Angola para travar a influência da China e da Rússia em África. Concorda ?
Concordo que haja um possível interesse dos EUA relativamente as relações comerciais com a China e as relações militares com a Rússia. No passado , no tempo do Presidente José Eduardo dos Santos, houve sugestões, de que o Governo angolano poderia solicitar ao Governo chinês , a utilização de parte do financiamento bilateral , para a aquisição de equipamento e serviços de empresas americanas , o que foi rejeitado .
NJ – Esta estratégia de João Lourenço de aproximação aos EUA significa necessariamente um afastamento em termos políticos e diplomáticos da Rússia e da China?
4. Não creio que o Presidente João Lourenço se queira afastar da Rússia , ou da China . Isto porque, até o Presidente Biden , tudo tem feito para manter uma cooperação bilateral saudável com a China , um dos seus principais credores e o melhor equilíbrio político com a Rússia .
Todavia , Angola para além do petróleo que começa a escassear , por falta de investimento no sector, não é um grande mercado em número de consumidores , que faça concorrência a qualquer um desses países . Assim , o Presidente João Lourenço se não actuar com equilíbrio e diplomacia , não terá a mesma margem de manobra que qualquer um dos três países mencionados . Se ficar ” em cima do muro ” , corre risco de poder ter uma ” queda” e “lesionar-se “.
NJ – O combate à corrupção, a diversificação da economia e a atracção de investimentos são algumas das bandeiras do Executivo angolano. Terá João Lourenço resultados práticos para convencer Joe Biden ?
5. Tal como todos os angolanos, o Presidente Biden , assim como o Presidente Trump tiverem conhecimento dos pronunciamentos do Presidente João Lourenço, relativos à luta contra a corrupção , copiando o slogan Partidário do Presidente José Eduardo dos Santos . Estávamos esperançados , de que não haveria apenas prisões. arbitrárias selectivas e que o combate à corrupção seria sério.
Não acredito que o Presidente Joe Biden não saiba , que a corrupção em Angola existe e não diminuiu.
Quanto à diversificação da economia e a atratividade ao investimento americano , só depende da melhoria de gestão da economia, o que só se lograria com a remodelação completa do Executivo . Tenho sérias dúvidas que aconteça , porque não há ambiente propício para o investidor privado arriscar o seu próprio dinheiro e muito menos endividar-se sem garantia de retorno . O Presidente João Lourenço terá que convencer os empresários privados estrangeiros, entre os quais os americanos , com factos que não existem. Seria necessário que começasse por viajar por via terrestre , em vez de utilizar só o transporte aéreo.
Hello there! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very
good gains. If you know of any please share.
Cheers! You can read similar article here: Bij nl
Chances are you might have the 5 staple substances this recipe requires available: garlic, onion, steak sauce, lemon juice and vegetable oil.