A UNITA NUNCA GOVERNARÁ ANGOLA PORQUE QUEM LEGITIMA O PODER NÃO É O POVO
São as armas perguntem ao MPLA? Pois se assim não fosse neste momento quem estaria a governar o país seria a UNITA e nunca o ditador JLO/ MPLA que já provaram não serem democratas.
Se democracia é o regime onde a soberania é exercida pelo povo, num país como Angola onde o povo e seu voto não são considerados nem respeitado. Se assim fosse, estaria a UNITA governando Angola como o vencedor consagrado pelo povo nas eleições passadas.
Se a UNITA não governa agora que o povo lhe deu a vitória, quando é que vai governar? Se o povo e seu voto serão tratados da mesma maneira todas as vezes que houver eleições neste país, já que só assim se coloca no poder quem organiza e vai organizar sempre assim controlar todas eleições?
Enquanto o povo não rever a sua postura e concluir, já que sua legitimidade como o único soberano que legitima o poder seja a que partido político for. Nunca é respeitada, se calhar é hora de optar por outra forma será impossível um outro partido governar Angola, pois não é verdade que quem tem o povo tem tudo.
A prova está aí mesmo de que mesmo sem o povo do seu lado nem a sua vontade o MPLA está no poder há quase 50 anos e tudo indica que vai continuar. Já que essa geração de kwachas que já levou surra e viu seus companheiros serem mortos, nunca lutarão até às últimas consequências sejam batotados quantas vezes forem essa é uma certeza.
E a outra certeza é que até 2027, essa UNITA se não se pôr a pau já que a ferro pode vergar, poderá estar reduzida em farrapos e sem o Adalberto na sua liderança algo me diz.
Continuarei
Por Fernando Vumby