CIDADÃO MALIANO DETIDO AO TENTAR OBTER VISTO PARA OS EUA COM BI E PASSAPORTE ANGOLANO

Resultado de um trabalho conjunctural entre o Serviço de Investigação Criminal e a Embaixada dos Estados Unidos da América foi detido, em Luanda, um cidadão estrangeiro, de nacionalidade maliana, comerciante. O mesmo está a ser acusado de posse ilegal de documentos angolanos, como o bilhete de identidade e também o passaporte angolano.
“Com esta documentação, o acusado tentou, em primeira instância, obter o visto de entrada nos Estados Unidos da América, mas sem sucesso, e insatisfeito, continuou a sua acção, e já apresentando documentos de origem como malinês, mas como o sistema está devidamente configurado, o seu histórico permanece na base de dados, foi identificado e, consequentemente, detido”, explicou o Serviço de Investigação Criminal.
Tendo em posse a documentação falsa, o implicado, constituiu uma empresa em nome de cidadão angolano e também abriu várias contas bancárias em várias instituições financeiras que operam em território angolano.
Para além de falsificação de documentos, o cidadão maliano é também acusado por alegado envolvimento nos desvios de capitais devido ao volume financeiro que circula nas suas contas bancárias, avançou o porta-voz Manuel Halawaia.
“O SIC irá imediatamente iniciar uma investigação financeira paralela para apurar também a origem destes fundos, e se existe nexo de coincidências em relação ao volume financeiro das empresas que o SIC agora detém“, afirmou.
O cidadão, de 33 anos, agora detido, será presente ao Ministério Público para posterior processo judicial.