SIC DATÉM VICE-PRESIDENTE DA ANATA EM BENGUELA SEM MANDADO DE CAPTURA

De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA), Francisco Paciência, o vice-presidente da associação, Rodrigo Catimba, foi detido na quinta-feira, 31 de Julho, na província de Benguela, por efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC).
NDOMBI ZADIMENGA
A informação foi avançada durante uma transmissão em directo nas redes sociais, realizada esta sexta-feira, 1 de Agosto, na presença de jornalistas. O dirigente citou a irmã mais velha de Rodrigo Catimba, Mariaqui Catimba, que explicou que a detenção ocorreu por volta das 14 horas, na residência da família, sem mandado de captura.
Até ao momento, as autoridades não apresentaram uma justificação oficial para a detenção. No entanto, presume-se que o acto esteja relacionado com as recentes manifestações que abalaram o país nos últimos três dias, promovidas por taxistas em protesto contra o aumento do preço dos combustíveis. Os protestos degeneraram em confrontos com a polícia, pilhagens e vários actos de vandalismo, principalmente em Luanda, Benguela, Huambo e outras províncias.
Tanto a família como a ANATA exigem esclarecimentos e garantias legais quanto à situação do vice-presidente da associação, enquanto o SIC ainda não se pronunciou sobre os fundamentos desta acção.