“MANICO NÃO VAI SER PRESIDENTE DA CNE”- GARANTE LIDER DO GRUPO PARLAMENTAR DA UNITA

O presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaca, afirmou esta terça-feira, 21 na sede do Grupo que, apesar das adversidades enfrentadas no processo de tomada de posse de Manuel Pereira da Silva “Manico”, a oposição mantém firme a sua convicção de que o actual Presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) não permanecerá no cargo.
NEIDE JOVETH
“Asseguramos aos angolanos que o regime vai recuar. Manico não vai ser presidente da Comissão Nacional Eleitoral”, declarou o líder parlamentar, num pronunciamento marcado por um forte apelo à confiança da população.
Segundo o dirigente, o grupo parlamentar da UNITA acredita que, mesmo após a polémica cerimónia de empossamento que classificou como “provisória”, a pressão popular acabará por ter impacto dentro do próprio MPLA.
“Estamos absolutamente convencidos de que os nossos compatriotas do Grupo Parlamentar do MPLA vão ouvir a voz do povo. Os angolanos só estão a pedir leis e eleições justas.”
O responsável reafirmou ainda o compromisso da UNITA com os anseios da sociedade civil e garantiu que o grupo não irá recuar na sua luta pela transparência e legalidade do processo eleitoral.
“Não vamos desistir de defender aquilo que os angolanos nos mandam fazer. Haja confiança naquilo que estamos convictamente a fazer”, concluiu.
As declarações surgem no contexto de fortes tensões políticas em torno da liderança da CNE e de uma série de acções judiciais interpostas pela oposição para contestar a legalidade do processo que levou à recondução de Manuel Pereira da Silva.