INSPECTOR DO MERCADO DO 30 E O DIRECTOR DO COMÉRCIO ACUSADOS DE AFUNDAR O MAIOR CENTRO DE COMERCIO

37cf4e00-4020-4c72-b797-12ae4557c23a

O inspector do mercado do 30 na província do Icole e Bengo, município do Sequele, Miguel António Mateus, o Administrador adjunto do mercado Benedito Domingos e o director do comércio Frederico Mussumba, estão “de costas viradas” com Administrador do mercado, o embate estaria supostamente relacionado às mudanças promovidas nos últimos meses ao considerado maior centro de comércio no município. Informaram, fontes ligadas ao mercado, ao Jornal Hora H

ANNA COSTA

Desde a nomeação do actual administrador do mercado do Km 30, Augusto Rodrigues Cardoso Júnior e seus colaboradores, a fonte diz que aprecia-se mais uma ala a combater o mesmo, fruto do trabalho que tem demonstrado nos últimos meses

 De acordo com informações obtidas pelo jornal Hora H, Miguel António Mateus, que actual como inspector do mercado há mais de 10 anos, teria, juntamente com sua antiga equipe, desviado recursos públicos. Além disso, ele e o director do comércio estão a ser acusados de realizem nomeações e suspensões de fiscais de acordo com interesses próprios, além de conduzirem obras dentro do mercado sem a devida autorização da administração.

Segundo algumas vendedoras, o inspector geral do mercado, tem vendido espaços nos pavilhões, igualmente, sem o consentimento da administração do mercado.

“Nós pedimos a intervenção do governador da província, Auxílio Jacob. Estamos cansados de viver amarrados e não poder falar porque certas pessoas conseguem com dinheiro comprar dignidade dos outros” afirmou uma fonte anónima

Em entrevista, um dos colaboradores, que preferiu não se identificar, afirmou que o director do comércio, Frederico Mussumba, alega ser protegido pelo administrador municipal do Sequele, Adão Pacheco, e pelo inspector Miguel Mateus, que também faz parte do Serviço de Investigação Criminal (SIC).

“ Mussumba exalta sua influência ao afirmar que o director do comércio e a principal liderança do município estão sob seu controle devido a favores concedidos”, disse.

Outra fonte, considera que na prática “o Administrador do mercado tem sido usado apenas como um figurino, “ o mercado do 30 actualmente tem sido gerido pelo director do comércio Frederico Mussumba, o SIC, por meio do inspector Miguel Mateus e o administrador Adjunto Benedito Domingos, e deixam para trás o administrador do mercado Augusto Cardoso”.

Partindo do princípio do contraditório, o Jornal Hora H entrou em contacto com o Inspector do Mercado do 30, que refutou as acusações, afirmando que estas foram feitas por pessoas de má-fé. Segundo ele, não exerce a função de tesoureiro e não tem qualquer envolvimento com o manuseio do dinheiro do mercado, razão pela qual “ as acusações são infundadas”.

Quanto às nomeações e suspensões de fiscais, o Inspector explicou que essa é uma responsabilidade da administração municipal e que ele não está a interferir nem tem competência para intervir em nenhum desses processos.

“ O que está a acontecer é o cumprimento de uma meta estabelecida pelo governador, que exige que o mercado gere uma receita mínima de 80 milhões de kwanzas por mês. Eu, como Inspector, estou a trabalhar em conjunto com o administrador do mercado apenas na parte de fiscalização, e alguns estão a criar estas situações para prejudicar a minha imagem”, disse Miguel Mateus ao Jornal Hora H.

O Inspector afirmou ainda que está a trabalhar no Mercado do 30 há 18 anos e negou envolvimento com a venda de espaços. Relativamente à questão da venda de espaços, explicou que  as vendedoras de hortaliças a grosso decidiram pavimentar o local onde vendem os seus produtos sem comunicar previamente à administração do mercado. No entanto, elas foram apenas orientadas a avisar antes de iniciar qualquer obra.

Miguel Mateus informou o espaço é cedido gratuitamente aos vendedores, sendo 250 kwanzas para a ficha que garante um lugar fixo e 100 kwanzas para as zungueiras.

Por fim, o Inspector destacou que tem uma boa relação com o actual administrador do mercado e que ambos estão a trabalhar em conjunto para aumentar as receitas. “ Foi o próprio novo administrador que me nomeou para o cargo de Inspector”.

Você não pode copiar o conteúdo desta página