DISCURSO DE CAROLINA CERQUEIRA NA SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA DA V LEGISLATURA

Excelência Senhor Presidente da República,

João Manuel Gonçalves Lourenço;

Excelência Senhora Primeira Dama da República, Dra. Ana Dias Lourenço;

Excelência Senhora Vice-Presidente da República, Dra. Esperança Costa;

Venerandos Juízes Conselheiros Presidentes dos Tribunais Superiores;

 Excelentíssimo Procurador-Geral da República;

Excelentíssimos Deputados;

Excelentíssimos Ministros de Estado e Ministros;

Distintos membros do Corpo Diplomático;

Distintos convidados

É com elevada honra que endereçamos as boas-vindas a Vossa Excelência Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, a Digníssima Senhora Primeira Dama da República, Dra. Ana Dias Lourenço e as entidades presentes nesta sessão solene de Abertura da 3ª Sessão Legislativa da 5ª Legislatura que marca a abertura de mais um Ano Parlamentar.

Começo por referenciar a presença de Vossa Excelência Senhor Presidente da República para dirigir a mensagem do Estado da Nação em todas as sessões solenes de abertura dos anos legislativos desde que foi investido ao cargo de Chefe de Estado. Além de um preceito constitucional, consideramos uma plena evidência do vosso empenho pessoal no processo do Estado, fortalecimento de valorização democrático de direito que estamos a construir e a consolidar.

Esta Casa das Leis continua engajada na sua missão de legiferar, fiscalizar e representar, promovendo o diálogo, o decoro e o respeito pela ética republicana e das instituições legitimamente instituídas, honrando o nosso compromisso com a paz, a sociedade e a democracia.

Todos os deputados devem estar comprometidos no engrandecimento do nosso País. Resta-me agradecer ao povo soberano que nos deu este mandato de sermos seus legítimos representantes, pelo que devemos continuar a nos afirmar como mulheres e homens ao serviço do bem comum, fonte de esperança e promotores do diálogo, da tolerância e a defesa da dignidade da pessoa humana.

Agradecemos por representarmos nesta Casa das Leis a voz daqueles que não podendo estar aqui, estão através de nós, seus lídimos representantes, cujo mandato nos foi conferido nas últimas eleições pelo povo soberano.

Tenho agora a subida honra de convidar Vossa Excelência o Presidente da República para dirigir ao País a mensagem sobre o Estado da Nação.

Muito obrigada.

Luanda, aos 15 de Outubro de 2024.

Você não pode copiar o conteúdo desta página