NA ITALIA: FIDA APROVA PROJECTOS DE PESCA ARTESANAL E AQUICULTURA PARA ANGOLA

O Conselho Executivo do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), aprovou hoje 18 de Setembro de 2024, na sua 142ª Sessão, o projecto de Pesca Artesanal e Aquicultura (AFAP II) para a República de Angola.
LUISA MUDILO
Segundo a nota que o Jornal Hora H teve acesso, trata-se da segunda fase de um projecto cuja fase inicial decorreu de 2015 a 2022, avaliado em 12.14 Milhões, tendo beneficiado um total de 15.000 pessoas, dos quais cerca de 10.000 pescadores e 5.000 processadores e pequenos comerciantes nas provincias de Bengo, Cuanza Norte, Luanda e Malange.
Terminada a implementação e na sequencia da avaliação muito positiva, o Governo de Angola formalizou o pedido de renovação do projecto e exortou o FIDA a elevar o financiamento e ambição para o sector das pescas Angolano.
Em resposta a este pedido, foi desenhado e aprovado o AFAP II, no valor de 90 Milhões de dólares Norte-Americanos, para um periodo de implementação de 8 anos e abrangindo as provincias de Bengo, Bié, Cuanza-Norte, Malange e Uige.
O objetivo do AFAP-2 é contribuir para a melhoria dos rendimentos das famílias e para a segurança alimentar e nutricional através de uma pesca e aquicultura sustentáveis e resilientes às alterações climáticas. O objetivo de desenvolvimento do projeto é contribuir para a redução da pobreza rural e da insegurança alimentar entre os pequenos agricultores nas províncias alvo, desenvolvendo o seu potencial económico e, ao mesmo tempo, melhorando a capacidade de gestão dos recursos naturais e a resiliência às alterações climáticas.
O AFAP-2 visará diretamente um total de 31 000 agregados familiares rurais vulneráveis, pobres e desfavorecidos envolvidos ou dispostos a dedicar-se à pesca artesanal e à aquicultura. Isso representa cerca de 148.000 membros da família. As mulheres constituirão pelo menos 40% dos beneficiários do projeto (50% das quais mulheres jovens).
A delegação angolana à sessão do Conselho Executivo é chefiada por Sua Excelência Embaixadora Maria de Fátima Jardim, Embaixadora Extraórdinária e Plenipotenciaria da Republica de Angola na Itália e Representante Permanente junto da FAO, FIDA e PAM. Integrou a delegação o Sr. Gerson Mateus dos Santos Francisco, Terceiro Secretário da Embaixada de Angola em Itália e ponto focal para o FIDA.

Você não pode copiar o conteúdo desta página