ESQUEMA DE CORRUPÇÃO E NEPOTISMO NA CANDIDATURA AS FAA DEIXA CANDIDATOS FORA DAS PROVAS

As Forças Armadas Angolanas estão a ser acusadas de dificultar os candidatos inscritos para ingresso nas academias militares a realizarem provas físicas, escritas e médicas, por falta de informação ou por informações contrárias para alegadamente inserirem os seus familiares, disse recentemente uma fonte do Exercito ao Jornal Hora H.

REDACÇÃO JORNAL HORA H

Segundo uma fonte deste Jornal, o esquema cinge-se em pagar dinheiro, nepotismo, amiguismo para que o seu nome seja enquadrado no quadro de pessoal que vão ser seleccionado para a formação.

As Forças Armadas Angolanas anunciaram no passado dia 10 de março a abertura de candidaturas para ingresso nas academias militares (Exército, Força aérea e Marinha). O processo, segundo Comunicado partilhado nas redes sociais, deveria ser feito através do site: candidaturas ensino superior militar.faa.ao. Todo o processo, desde inscrição, programa para realização de testes físicos, académicos e médicos, seriam reportados por essa via.

Informações chegadas ao Jornal Hora H, após as inscrições, o site começou a funcionar de forma estranha. “Todos os dias apareciam novas datas para a realização das provas, o que fez com que muitos candidatos ficassem de fora do processo” afirmou.

 Nas províncias seleccionadas para o processo decorrer, muitos jovens perderam as provas físicas, escritas e médicas, por falta de informação ou por informações contrárias.

Segundo Relatos vindos do Lubango, por exemplo, dão conta que os locais de realização de provas foram mantidos em sigilo, não sendo possível aos candidatos a realização das provas, o que logo a partida os elimina.

De acordo com a fonte deste Jornal, situação semelhante foi vivida nas províncias de Benguela, Cabinda e Luanda, destruindo assim o sonho de jovens (homens e mulheres), que queriam servir o país por via das Forças Armadas Angolanas.

Segundo a fonte, práticas desta natureza tem sido recorrente por parte dos Oficiais do Distrito de Recrutamento e Mobilização do Estado Maior General das FAA, que lideram estes processos, porque aproveitam a ocasião para beneficiar seus familiares e amigos.

De recordar que nas academias, os candidatos irão frequentar os cursos de Medicina, Engenharia e Administração.

Você não pode copiar o conteúdo desta página