BISPO ALBERTO SEGUNDA ELEITO NOVO PRESBÍTERO GERAL DA IURD EM ANGOLA

0

O bispo angolano, Alberto Segunda, foi eleito líder máximo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola com mais de 40 mil votos dos fiéis em todo o país. O acto de investidura do novo Presbítero Geral e os demais órgãos sociais da Igreja foi consolidado neste Domingo, 14 de Janeiro com a presença de diversas entidades religiosas e governamentais na Arena de Talatona, província de Luanda.

ANNA COSTA

Em Assembleia Geral que teve a duração de três dias, 42.819 fiéis da IURD, disseram sim a indicação de Alberto Segunda como representante legal da organização religiosa em Angola confirmado através da expressão de votos depositados nas urnas.

Segundo o número 1 da IURD em Angola, a escolha que foi pela livre vontade de milhares de fiéis significa o fim do conflito que durou cerca de quatros anos, considerando haver apenas uma IURD sem a existência das famosas alas.

Para Segunda o desafio, doravante, será consolidar a Igreja na mesma fé e usando da autoridade que lhe é devida, trabalhar de modo a remeter aos órgãos de tutela as documentações necessárias para solicitar a reabertura dos templos.

 Fernando Mukete em representação da vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, disse que o MPLA reconhece o nível de organização do evento, sublinhando que o novo líder da IURD em Angola pode contar com o partido dos camaradas, fruto do seu papel na moralização da sociedade e na preservação da paz em Angola.

“ O MPLA tem acompanhado os trabalhos que as igrejas têm feito, em particular a IURD, na moralização da sociedade, na participação dos projectos sociais e na resolução dos problemas das famílias e encorajamos que continuem neste caminho, passando sempre a mensagem da reconciliação entre os membros, por isso, Bispo Alberto Segunda pode contar com o apoio do MPLA na vossa missão…” disse Fernando Mukete

Em representação a Ordem dos Pastores Evangélicos de Angola (OPEA), Hamilton dos Santos confirmou não haver nenhuma irregularidade enquanto um dos observadores da escolha do líder que dirigirá os destinos da Igreja e espera que se ultrapasse os conflitos existentes.

 Para o Pastor Noé Mateus, também observador, foi um momento significativo que testemunha a unidade renovada na IURD.

“ Com certeza que foi um passo importante para, de uma vez por toda, acabar com essa questão das alas que existia. Angola acabou ganhando, o reino do senhor também a Igreja angolana idem e, portanto, posso dizer que está num bom caminho, todos os observadores, seja eclesiástico ou não temos a mesma impressão daquilo que foi o trabalho que a IURD fez e está de parabéns a igreja”, disse Noé Mateus.

António Coelho, Presidente da Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida, outro observador, fez igualmente uma avaliação positiva da assembleia e afirmou ser um processo justo, transparente e democrático e parabenizou a organização e mostrou a sua satisfação de ter feito parte do processo que considerou também de muita importância para o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página