MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS DA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL POR OCASIÃO DA MORTE DO NACIONALISTA RUY MINGAS

0

Foi com enorme consternação que tomamos conhecimento do passamento físico, em Lisboa, do nacionalista Ruy Alberto Vieira Dias Rodrigues Mingas, disse em comunicado de imprensa a Presidente da Assembleia Nacional Carolina Cerqueira.

NDOMBI ZADIMENGA

Segundo a nota que o Jornal Hora H teve acesso, Ruy Mingas, como era carinhosamente tratado, abraçou, deste muito cedo, o sonho por uma Angola livre da opressão colonial.

Na missiva, lê-se que Ruy Mingas, era um homem de múltiplas facetas e cuja trajectória impactou positivamente a vida das angolanas e angolanos enquanto nacionalista, político, diplomata, desportista e, sobretudo, ícone da cultura nacional.

Cerqueira afirma ainda que o malogrado foi membro da Comunidade Parlamentar angolana, tendo exericido a função de Deputado durante a IV Legislatura da Assembleia Nacional, de 2017 a 2022, onde foi membro da Comissão de Cultura, Assuntos Religiosos, Comunicação Social, Juventude e Desportos.

 Angola perdeu um bom filho, mas o seu legado fica nos anais da nossa história e corações. A obra de Ruy Mingas perdurará na nossa memória colectiva, onde, como músico incontestável, foi um dos autores do Hino Nacional e de músicas como os Meninos do Huambo, Birin Birin e tantos outros êxitos.

Em nome da Assembleia Nacional e no meu próprio, desejo à família Mingas, em particular à sua esposa e filhos os mais profundos sentimentos de pesar.

Que possamos todos honrar Ruy Mingas com “liberdade e união, justiça, trabalho e paz e Angola no coração” conforme nos legou a sua música.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página