FURTADO EM DIZUZU: CONSELHO DE DEFESA ANALISA FUTURO DE FRANCISCO PEREIRA FURTADO
O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, reuniu-se esta quarta-feira, 27 de dezembro, em Luanda com o Conselho Superior de Defesa Nacional para discutir assuntos relativos à defesa nacional e à organização do seu funcionamento.
De acordo com fontes do Club-K, o encontro terá abordado dois temas principais: o destino político do chefe da Casa Militar, general Francisco Furtado, e a substituição do titular da pasta da Defesa Nacional, João Ernesto dos Santos “Liberdade”.
Sobre Furtado, as fontes dizem que o general terá sido alvo de reclamações do Chefe de Estado por não estar a cumprir as suas orientações. O general Furtado é um dos mais próximos colaboradores de Lourenço, tendo ocupado o cargo de chefe da Casa Militar desde 2021.
A convocação do General Geraldo Sachipengo Nunda, que chegou a Luanda no passado dia 18 de dezembro, levantou especulações de que ele poderia ser chamado para ocupar o cargo de ministro da defesa nacional, sucedendo a João Ernesto dos Santos “Liberdade”.
No que diz respeito à Defesa Nacional, as fontes confirmam que o Presidente já terá decidido substituir João Ernesto dos Santos “Liberdade”.
O anuncio das decisões tomadas deverão ser tornadas publicas em janeiro depois de o Presidente da República, regressar as férias as ilhas Seychelles.