DESLIZAMENTO DE TERRA AMEAÇA CIRCULAÇÃO ENTRE BENGO E UÍGE
Deslizamento de terra no troço que liga a localidade da Mobil, no município dos Dembos, no Bengo e a ponte sobre o rio Dange, em Quitexe, no Uíge, ameaça cortar a circulação terrestre entre as duas províncias.
O deslizamento de terra foi causado pelas últimas chuvas que caíram na região entre as províncias do Bengo e do Uíge, afectando uma das faixas de rodagem no sentido município de Quitexe, Uíge e Dembos, no Bengo.
O vice-governador da província do Bengo para a área Técnica e Infra-Estruturas, que se deslocou, ontem, àquele troço, para constatar os transtornos que a situação está a provocar para os automobilistas e pessoas singulares e gizar um plano para estancar o fenómeno, manifestou-se preocupado porque está a ocorrer em quatro pontos do troço.
“Já notificámos o Instituto Nacional de Estrada de Angola (INEA) para obter uma solução eficaz e estancar o desabamento de terra nesta localidade a fim de evitar um corte na circulação rodoviária entre as províncias do Bengo e Uíge”, precisou.
Edson Cruz disse que, o que se pode fazer de momento é estreitar a via, privando uma das faixas de rodagem, em sentido Uíge/Bengo até aguardar pela intervenção definitiva do fenómeno do INEA.
O governante sublinhou que, enquanto se aguarda pela solução, os automobilistas devem primar por uma condução prudente, para se evitar acidentes.
Por outro lado, os automobilistas mostram-se preocupados com a situação e pediram a intervenção urgente das autoridades competentes de modo a evitar a interdição da via.