DEPUTADOS PREOCUPADOS COM O AUMENTO DE CASOS DO CANCRO NO PAÍS

0

A presidente do Grupo de Mulheres Parlamentares da Assembleia Nacional, Teresa José Adelina da Silva Neto, disse, segunda-feira (31), em Luanda, na abertura do Workshop sobre a Prevenção do Combate ao Cancro da Mama, que a subida significativa de casos diagnosticados no primeiro semestre deste ano é preocupante.

Teresa da Silva Neto discursou na abertura do evento e apontou 178 casos, correspondendo a 25,7 por cento dos cancros diagnosticados, com números de letalidade de aproximadamente 123 casos, o que considerou ainda mais aterrador, quando se conhece que a causa do elevado número de mortes no país está relacionado com a chegada tardia aos centros de diagnóstico e tratamento e a falta da realização periódica de exames de mamografia e demais rastreios similares.

Defendeu que as entidades públicas e privadas devem ser incentivadas a participar das campanhas de prevenção, a fim de elevar a consciência cidadã, quanto à solidariedade e, sobretudo, à caridade que, no extremo, simboliza o amor ao próximo e à fraternidade entre filhos da mesma terra.

Segundo a deputada, os dados publicados pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro, na qualidade de órgãos integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que o cancro é responsável por uma em cada seis mortes no mundo.

“O cancro transformou-se, dentre todas as demais patologias, no maior pesadelo em todas as sociedades deste enorme planeta. O cancro da mama é considerado como a maior causa de morte entre as mulheres, representando a quinta causa mais comum de morte”, informou.

Fez saber que a prevenção tornou-se um dos desafios de saúde pública mais significativos do século XXI, alarmados pelos registos que apontam para mais de 2,26 milhões de novos casos e quase 685 mil mortes em todo o mundo, pelo que as autoridades olham para ela como a forma de mitigação capaz e a mais indicada.

Assim, segundo dados da Agência, em 2021, a República de Angola diagnosticou 295 novos casos de cancro da mama, correspondendo 25.3 por cento de todos os cancros registados. Os números de mortes por esta patologia atingiram a cifra de 131 mortes por ano.

Gelson Santos, administrador da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Combustível, disse que tem vindo a realizar acções de responsabilidade social com atenção às iniciativas, tanto as do Executivo angolano como as de organizações da sociedade civil, em prol da Educação, da Saúde e do Ambiente.

Informou que as organizações não governamentais beneficiam do apoio do sector, no quadro dos investimentos de responsabilidade social.

Fonte: JÁ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página