CASO SUB-INSPECTORA ALCINA DA COSTA: SME MOVE PROCESSO DISCIPLINAR POR ABUSO DE PODER
O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), afirmou em nota de imprensa, esta noite de sábado, 15 de outubro, que já tem conhecimento do vídeo que viralizou nas redes sociais, em que a protagonista é oficial subalterna ostentando a patente de Sub-inspectora deste órgão adstrito ao Ministério do Interior.
De acordo com o documento que Angola24horas teve acesso, com assinatura de Simão Milagres, Director de comunicação do SME, não obstante a sua condição, a oficial em causa tem conhecimento pleno ao regime de disciplina a que está sujeita dentro e fora do local de serviço.
“Para o efeito e, em defesa do seu bom nome, o SME informa que se demarca do comportamento da mesma e encoraja a parte lesada a apresentar queixa formal nos órgãos de justiça para os devidos procedimentos”, segundo se lê.
Enquanto isto, este órgão informa igualmente que a nível interno foram accionados os mecanismos legais para a instauração do competente processo disciplinar.
Por outra, o serviço de Migração e Estrangeiros, enquanto órgão do sistema nacional de defesa e segurança, exerce a sua autoridade com legalidade e pela integridade.
Salientar que, a cidadã, identificada por Alcina da Costa Rafael, Sub-Inspectora de Migração do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), se encontrava no interior da sua viatura, numa rua em sentido contrário, tendo a sua viatura colidido com uma outra.
Na ocasião e, segundo se pode constatar no mesmo vídeo, a oficial ordena ao automobilista que estava no interior da outra viatura que retirasse o seu veículo para que esta pudesse avançar, o que não aconteceu.
Tal acção deixou a agente enfurecida, tendo recorrido a um objecto pontiagudo que utilizou para riscar o veículo do outro automobilista, seguido de palavras ofensivas.