ELEIÇÕES: DOM MANUEL IMBAMBA APELA À CALMA E AO RESPEITO PELOS RESULTADOS

0

O arcebispo de Saurimo, Dom José Manuel Imbamba, afirmou, quinta-feira (26), nesta cidade, ter votado com o sentimento de orgulho por Angola e convidou a todos os eleitores a seguirem o exemplo com espírito do bem, da paz e ordem, para que o acto marque o convívio e o compromisso com a sociedade.

Para Dom Imbamba, o voto de cada eleitor equivale à colocação de uma pedra do bem em prol da cidadania, que Angola precisa  para consolidar a democracia.

Por sua vez, na localidade de Sweja, situada a 20 quilómetros da cidade de Saurimo, o soberano lunda Cokwe Lucassa João, depois de votar e apelar à participação efectiva de todos no acto cívico de cidadania, disse que o país tem rumo.

No bairro Phimbi, a 15 quilómetros de Saurimo, o comportamento civico despontou entre os eleitores, na sua maioria mulheres, perfilados no corredor de uma escola pública, atendidos por ordem de chegada por uma equipa da assembleia número 6670, chefiada pelo jovem Júlio Armando.

Com a urna meio cheia, Júlio Armando observa satisfeito a fila de cidadãos que por força do hábito acabavam de regressar a casa vindos das lavras com o propósito de votarem.

Dois anciãos, um dos quais sentado, escutam com atenção o bieno Domingos Cassinda, que descreve as peripécias das suas  viagens de negócios para a Zâmbia, Namíbia e,  igualmente, para a África do Sul. Depois de participar em quatro  pleitos organizados no país.

Nesta quinta-feira, diz sentir-se à vontade. Para Domingos Cassinda, a presença ordeira das pessoas prova a maturidade dos angolanos.

Os cerca de 280 mil eleitores da província da  Lunda-Sul escolheram os futuros líderes do país a partir de 568 mesas distribuídas em 280 assembleias de voto geridas  por mais 5000 delegados de lista das oito formações políticas concorrentes.

As Eleições Gerais de 2017 na província da Lunda-Sul resultaram em três deputados do MPLA e dois da  UNITA.

Fonte: JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página