ELEIÇÕES: ADALBERTO COSTA JÚNIOR ACUSADO DE INCITAR GARIMPO DE DIAMANTES NO PAÍS

0

O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, é citado em vários círculos de estar a encorajar o garimpo na região das Lundas, com argumento de que a terra será propriedade do povo caso ganhe as eleições de 24 de Agosto do corrente ano.

NDOMBI ZADIMENGA

Segundo a fonte do Jornal Hora H, durante a estadia de uma semana na região leste do país, o líder dos maninhos, como é chamado nas hostes partidárias, defendeu o garimpo de diamantes sem saber que o Estado angolano já tinha, num passado recente, autorizado a criação de Cooperativas para tal exercício, e que ficou  por se regulamentar tal actividade.

Adalberto disse ainda nos seus comícios em Cafunfo, Cuango, como no Dundo, Saurimo e Moxico, aquele político que almeja, de certa forma, assumir a presidência da República, distorceu bastante a Lei de Terras em vigor no país.

Se a ideia do líder da UNITA é fazer com que os habitantes das regiões diamantíferas usufruam da sua riqueza, peca na forma como foi exposta, pois sabe-se que as áreas diamantíferas atraem muitos imigrantes ilegais, que perigam a segurança nacional.

A fonte do Hora H salienta ainda que no tempo em que a UNITA ocupou as zonas diamantíferas, pelo menos até 1998, o garimpo ilegal causou sérios prejuízos à economia nacional, beneficiando o esforço da guerra desenvolvida pelos “maninhos” contra as instituições do Estado.

Entende-se que o casamento de Adalberto Costa Júnior, de que Jonas Malheiro Savimbi foi padrinho foi possível graças ao dinheiro do garimpo de diamantes que daria para reparar estradas, escolas e hospitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página