ELEIÇÕES: UNITA REAFIRMA COMPROMISSO COM A PAZ E ESTABILIDADE POLÍTICA
Luanda – A UNITA reafirmou, esta quarta-feira, em Luanda, ser a favor de um ambiente de paz e estabilidade política, tendo sublinhado, a propósito, ser alheia a qualquer forma de violência.
Em nota dirigida à imprensa, o Secretariado da Comunicação e Marketing fez saber que a plataforma eleitoral suportada pelo partido representa os valores da democracia e o interesse dos angolanos.
A manifestação da UNITA, onde afirma o compromisso com a estabilidade política, procura dar a conhecer ao país a forma como encara o processo democrático, dando conta que o encontro informal entre dirigentes da UNITA e do MPLA, realizado dentro do espírito de abertura que é “característico ao presidente do partido, Adalberto Costa Júnior, visava estabelecer pontes de forma a garantir um ambiente eleitoral tranquilo e a estabilidade nacional”.
Acrescenta que este posicionamento é recomendável nas sociedades democráticas. O Secretariado da Comunicação e Marketing da UNITA esclarece que acompanhou com preocupação a conferência de imprensa, realizada a 1 deste mês e dirigida pelo secretário do Bureau Político para os Assuntos Eleitorais do MPLA, João Martins, onde afirma ter havido conteúdo intimidatório e de insinuação belicosa.
Perante a situação, o “galo negro” sublinha à opinião pública nacional e internacional que “toda e qualquer manifestação de violência verbal a indiciar uma provável instabilidade política é totalmente alheia ao interesse da UNITA e dos angolanos”. A plataforma eleitoral suportada pelo presidente do partido, Adalberto Costa Júnior, confere o teor da nota, representa a vontade dos angolanos, que, de forma democrática, clamam pela alternância. Refere, igualmente, que não existem razões para alarmismos, nem se deve confundir o partido com o Estado.
Assim, a UNITA esclarece que as reivindicações apresentadas, documentalmente, junto das instâncias do Estado, nomeadamente do Tribunal Constitucional e da CNE, com conhecimento da opinião pública, são legítimas como também podem ser provadas material e juridicamente. O Secretariado da Comunicação e Marketing realça as sondagens que dão vantagem à UNITA, e entende ser a vontade dos angolanos que apoiam o partido, em alinhamento com a alternância.