MILITANTES DO MPLA ACUSADOS DE AGREDIREM JORNALISTAS E IMPEDIR ACTIVIDADE DA APN
Luanda – Os Jornalistas da TV Maiombe Júbileo Panda e da Tv Nzinga Capita Inga foram vitimas de agressões por supostos militantes do MPLA na tarde desta sexta-feira, 01, quando faziam cobertura de uma actividade politica da Aliança Patriotica Nacional (APN), no município de Viana em Luanda.
PEDRO VICENTE
De acordo com as vítimas que denunciaram ao Jornal Hora H, os militantes do MPLA tentavam impedir por via da força a actividade política da Aliança Patriótica Nacional (APN), com argumentos de que a mesma não tinha um parecer legal do governo provincial de Luanda e que, o espaço para realização do evento estava reservado para o partido dos camaradas.
Segundo Capita Inga, os militantes do MPLA, ameaçaram os profissionais a abandonarem o recinto, seguido de ofensas psicológicas e depois partiram para uma agressão física sem terem a possibilidade de defesa sob o olhar da Polícia Nacional que esteve no local.
Inga salientou ainda, que a APN apresentou um documento legal com autenticidade do governo da província de Luanda para o efeito ao contrário do MPLA, mas mesmo assim foram impedidos de realizar a actividade politica.
Já o jornalista Jubileu Panda, condena a atitude da polícia pelo facto de supostamente posicionarem-se a favar do partido MPLA e banalizarem as ofensas corporais aos referidos jornalistas.
“A policia esteve lá e não fez nada, isso é um absurdo”, disse Jubileu.
Referir que a APN já oficializou a sua candidatura no Tribunal Constitucional (TC), com um total de 31 pastas contendo os processos relativos aos cargos de Presidente da República, vice-presidente da República e Deputados a Assembleia Nacional.