NO ZAIRE: ADRIANO MENDES DE CARVALHO PRIORIZA SAÚDE E ENERGIA ELÉCTRICA
O novo governador da província do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, nomeado, recentemente, pelo Presidente da República, João Lourenço, em substituição de Pedro Makita Armando Júlia, foi, esta segunda-feira, apresentado à população local, durante uma cerimónia dirigida pelo ministro de Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca.
Adriano Mendes de Carvalho, que deixou o Cuanza-Norte para assumir funções similares no Zaire, elegeu como prioridades da sua governação os sectores da Saúde, vias de Comunicação, Água Potável e Energia Eléctrica.
Na ocasião, o ministro solicitou ao novo governador do Zaire a manter mais consultas com a comunidade local, através dos Conselhos de Auscultação, com vista a envolvê-la em todas as políticas públicas e na busca de soluções dos principais problemas que afligem os cidadãos.
“Maximize os órgãos de consulta existentes a nível da província e dos municípios que, através dos Conselhos de Auscultação das Comunidades, envolver, engajar a população naquilo que devem ser as políticas públicas a serem implementadas”, solicitou.
O ministro de Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca, solicitou, também, ao novo governador que acolha as iniciativas das comunidades, através do orçamento participativo, uma vez que existem recursos financeiros colocados à disposição e geridos pelos munícipes.
“Solicito ao novo governador que maximize as novas iniciativas de engajamento da população que, através do orçamento participativo, o Estado coloca à disposição dos munícipes recursos financeiros que são geridos directamente por eles (munícipes), como forma de envolver a população na resolução dos próprios problemas”, disse.
O ministro Dionísio Manuel da Fonseca garantiu, também, a conjugação de esforços com os demais departamentos ministeriais para continuar a melhorar, cada vez mais, os serviços públicos prestados à população.
“E é por via da concertação, do reforço da articulação institucional com os demais membros do Executivo Central que vamos conseguir alcançar as grandes metas que temos preconizadas, no que diz respeito à melhoria do serviço público ao nível dos municípios”, realçou.
A nível local, Dionísio Manuel da Fonseca apelou aos cidadãos da província do Zaire para apoiarem o novo governador, uma vez que sozinho não vai conseguir as transformações bastante almejadas.
“Apoiem o novo governador, tenham-no como o capitão de equipa, mas com a consciência de que ele sozinho não conseguirá provocar as transformações que esta província precisa e de-manda. Conseguirá apenas se tiver o apoio e a dedicação de cada um dos filhos desta terra”, encorajou.
Por seu turno, Adriano Mendes de Carvalho elegeu os sectores da Saúde, vias de comunicação, Água Potável e Energia Eléctrica como o ponto de partida para a governação.
“Para os desafios que a província apresenta, a solução está no trabalho. O nosso lema é trabalhar mais e comunicar melhor. Esse trabalho só requer de nós perspicácia, mas para tal requer de nós um encontro com a sociedade, com a nossa população, com os nossos empresários, com a própria comunicação social e podermos ver, então, o que fazer para podermos ultrapassar algumas situações que, de facto, preocupam as nossas populações”, apontou.
Adriano Mendes de Carvalho disse que governar Zaire constitui um enorme desafio, pelo que espera a cooperação de todos os cidadãos e sectores, na medida em que a união faz a força e juntos serão capazes de pensar e construir um caminho para o bem-comum e felicidade para todos.
“Eu gostaria que cada um de nós, cada munícipe, cada funcionário se sentisse mais um governador. Se sentir mais um governador, significa termos mais responsabilidades de podermos resolver os nossos problemas, porque é o que Angola precisa e é o que a província do Zaire precisa”, acrescentou.
O governador, tão logo terminou a cerimónia de passagem de pastas seguida de apresentação pública e recepção da chave da província, realizou uma visita ao Hospital Provincial do Zaire e manteve um encontro com os seis administradores municipais, como forma de auscultação dos desafios que os esperam.
“A visita que fiz ao Hospital Provincial e o encontro com os administradores municipais deu-me, minimamente, para ver as grandes preocupações que qualquer um deles tem. Estamos a falar de algumas situações no domínio das estradas, muitas delas extremamente complicadas, no domínio da água potável, resolver o problema de alguns pontos no sector de energia eléctrica. Vamos concertar com o senhor ministro João Baptista Borges. Por isso, queremos acreditar que vamos poder dar o nosso melhor, a nossa população que espere, porque vamos dar o máximo, por forma a inverter esta ou aquela situação”, prometeu.
Fonte: JA