UM CONSELHO DA REPÚBLICA SEM REPRESENTAÇÃO JUVENIL
Em tempos idos, isto na época do então Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o representante da Juventude no Conselho da República pese embora Partidário, era o então e saudoso Secretário Nacional da JMPLA, Sérgio Luther Rescova, este tinha como objectivo levar ao Conselho as preocupações da Juventude a todos os níveis porém, o actual Presidente da República não indicou nenhum Jovem que representasse os anseios da Juventude e acima de tudo, que a mesma revê-se nele.
No acto da tomada de posse o Presidente da República João Lourenço, no seu discurso prometeu dar um tratamento especial a Juventude neste mandato mas em contrapartida ignorou a princípio, indicar no Conselho da República Jovens. No mínimo, que fosse indicado o Secretário Nacional da JMPLA ou o Secretário Nacional da Juventude (CNJ) nem que fosse por faixada.
Portanto, a não colocação da Juventude no Conselho da República é de facto o primeiro incumprimento das promessas eleitorais do quinquênio 2022-2027. E por outra, a ideia de Juventude para o MPLA é muito estranha, para estes indivíduos com 45 ou 50 são jovens, o que do ponto de vista prático não é verdade, a Juventude vai dos 18 aos 35 anos de idade, que esteja claro, não esforcemos Juventude.
= Osvaldo Tchingombe = Sociólogo Independente & Comunicador/Analista Político…”Salúte”…