ELOGIOS DA TCHIZÉ DOS SANTOS “TRAVOU” O AVANÇO DA MILITANTE GRACIETE DOMBOLO SUNGA AO CARGO DA SECRETÁRIA-GERAL DA OMA
Os elogios da Tchizé dos Santos, filha do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, feitos à candidata desistente ao cargo da secretária-geral da OMA, Graciete Dombolo Sunga, acabou por “travar a marcha”, desta militante.
NDOMBI ZADIMENGA
Depois de ter sido apurada pelo Bureau Político do MPLA e confirmada durante uma reunião a nível central da Organização da Mulher Angolana (ONA), que deliberou a disputar da presidência da organização, com a militante Emília Carlota, Tchizé dos Santos, fez um áudio a elogiar, Graciete Dombolo Sunga, o que acabou por “ mexer” o Presidente do MPLA, que alegadamente, apostou em Emília Carlota, segundo algumas fontes próximas do dossier.
No que diz respeito à campanha eleitoral da militante, Emília Carlota, tendo em vista a realização do 8º Congresso da OMA agendada para os dias, 28 de Fevereiro à 02 de Março, deste ano, alguns membros da direcção do MPLA, são de opinião, que já não faz sentido à disponibilização de milhões de Kwanzas aprovados por ser a única candidata.
“Foram aprovados dezenas de milhões de Kwanzas para a campanha eleitoral. Já não faz sentido, porque a camarada Emília é única candidata”, disse um membro da direcção do MPLA ao Jornal Hora H, sublinhando que os fundos devem ser canalizado para outros fins.
“Hoje temos vários mecanismos para fazer chegar mensagem, onde contém proposta da candidata aos delegados eleitos ao congresso. Já não adianta, porque a vencedora já é conhecida”, acrescentou.
Refira-se que a militante Graciete Dombolo Sungua retirou a sua candidatura à liderança da Organização Feminina do MPLA (OMA), três dias após o Comité Nacional da Organização ter validado a sua proposta.
A decisão foi comunicada, ao Bureau Político (BP) do Comité Central do MPLA, na sua primeira reunião Extraordinária, orientada pelo líder do partido, João Lourenço.
Em declarações à imprensa, o secretário do BP do MPLA para a Informação e Progaganda, Esteves Hilário, informou que o BP não constatou impeditivos para a aceitação da decisão da militante Graciete Dombolo Sungua, alinhada com os princípios e regras da democracia interna, notando que o processo eleitoral deve prosseguir com a candidatura de Emília Carlota Dias.
Com esta posição, Emília Carlota Dias vai avançar como candidata única ao cargo de secretária-geral da OMA, sucedendo a Joans Tomás.
O Comité Nacional elegeu sábado (17), Emília Carlota Dias e Graciete Dombolo Sungua como candidatas ao cargo de secretária geral da Organização da Mulher Angolana (OMA).
Na votação, Emília Carlota Dias obteve 115 votos (71%), seguida de Graciete Dombolo Sungua com 49 votos (26%). Já Maria de Lurdes Caposso somou apenas 16 votos (8,5%), ficando fora da corrida ao cargo de secretária-geral da OMA.
Refira-se que o Bureau Político tinha ratificado, na segunda-feira (19), os resultados das duas candidaturas à presidêncoa da organização feminina do MPLA, cuja campanha eleitoral arranca nesta terça-feira, com duração de 15 dias.
O Congresso da OMA, a decorrer de 28 de Fevereiro a 01 de Março, terá como lema “Mulher Angolana Unida Para Trsnsformar os Desafios em Conquistas”: e contará com a participação de cerca de 2.500 delegadas de todo o país e dos comités no exterior.



