COMBATER O DESEMPREGO: IAJ ENTREGA CERTIFICADOS AOS RECÉM-FORMADOS EM EMPRENDEDORISMO E ATENDIMENTO AO PÚBLICO

b09ab70a-c195-418f-9333-a958d27f0ceb

O Instituto Angolano da Juventude (IAJ) em parceria com a câmara de comércio e indústria de Angola procedeu esta sexta-feira, 23, a entrega de certificados a mais 75, num total de 150 jovens que participaram de formações gratuitas nos cursos de empreendedorismo e atendimento ao público, com a finalidade  de reduzir o índice de desemprego na camada jovem.

ANGELINO CAHANGO

Durante o Fórum de Oportunidades Pós-Formação, o director do Instituto Angolano da Juventude Joaquim Caiombo declarou que estas  acções  estão enquadradas no plano de desenvolvimento da juventude (PDJ) que visa promover oportunidades e agregar valores aos jovens nos domínios da  empregabilidade , habitação e educação para os jovens.

“O objectivo é garantir que pós formação os jovens tenha capacidade de aproveitar oportunidades de financiamentos dos parceiros convidados como o BDA, INAPEM, BANCOS e outros” disse.

Joaquim Caiombo reconheceu haver dificuldades no seio da juventude, e prometeu continuar a advogar por mais oportunidades para os jovens e destacou que tem sido  objectivo macro do estado Angolano por via do IAJ e do Ministério da Juventude e Desporto a resolução das aflições desta franja maioritária no país.

“A partir deste lançamento, vamos agora realizar esta acção nas demais províncias e próximas beneficiárias serão as Lundas Norte e Sul bem como o Moxico Leste” afirmou.

Por seu turno o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Angola Vicente Soares, valorizou o protocolo assinado com o IAJ no propósito de formar jovens para criação de empresários nacionais e permitir com que estes formandos trabalhem para as empresas “Quando nós trazemos investidores, eles precisam encontrar matéria prima bem formada”  explicou.

Os beneficiários expressaram gratidão e contam que doravante colocaram em prática os ensinamentos aprendidos. Viviane Domingos frequentou o curso de empreendedorismo destaca que o empreendedor não pode ver crise como um problema, mas sim uma chance para criar oportunidades de negócio.

Vale salientar que as formações dadas pelo IAJ são totalmente gratuitas bastando para tal dirigir-se à sede do instituto.