“VAMOS CONTINUAR FOCADOS EM RESOLVER OS PROBLEMAS DO POVO” PROMETEU JOÃO LOURENÇO

6265774_imagem

O Presidente da República adiantou, sábado, em Luanda, que o Executivo vai continuar empenhado para que o próximo ano seja melhor do que este, sobretudo no que diz respeito à resolução dos problemas do povo e do desenvolvimento do país.

João Lourenço avançou as declarações durante a cerimónia oficial de cumprimentos de fim de ano dirigidos a si e à Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, realizado, pela primeira vez, no Complexo Protocolar da Presidência da República, adjacente ao Memorial António Agostinho Neto. “Vamos continuar focados em procurar resolver os problemas do povo, em procurar trazer o desenvolvimento ao nosso país”, avançou o Presidente da República, que reagia às palavras de apreço endereçadas pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, que falou em nome dos presentes e do povo angolano.

Para esta empreitada, João Lourenço disse contar com todos os angolanos, de Cabinda ao Cunene, tendo sublinhado que fazer um país não constitui tarefa apenas dos políticos e dos homens de negócios, mas, sim, de todos os angolanos.

O Presidente da República lembrou que toda a acção desenvolvida pelo Executivo, neste ano que está a terminar, teve como finalidade a felicidade dos angolanos. “Trabalhamos no sentido de procurar fazer o melhor possível em todos os domínios, da política, da economia”, ressaltou o Chefe de Estado, referindo que, apesar do empenho, nem tudo foi alcançado.

Todavia, João Lourenço disse que o país conseguiu alcançar feitos destacáveis, que mereceram o reconhecimento quer interno, quer internacional.

Presidente volta a lamentar a morte de Nandó

O Presidente da República lamentou o facto de o país não ter terminado o ano tal como começou, devido à morte do ex-Vice-Presidente da República e presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó”, falecido no dia 18 deste mês, em Luanda, por doença.

“Infelizmente, não conseguimos terminar o ano com a mesma tendência com que iniciamos, porque o país acabou por ser atingido por um trágico acontecimento, o da perda do ex-Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos”, recordou.

Vice-Presidente destaca feitos do país em 2025

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, a quem coube a honra de falar em nome dos presentes e do povo angolano, destacou os grandes feitos do país neste ano de 2025, com destaque para a ascensão de Angola, pela primeira vez na história, ao posto de presidente em exercício da União Africana, no mesmo ano do Jubileu da Independência Nacional. “Testemunhamos a comemoração dos 50 anos da Independência nacional, sob o signo da liberdade, da paz, da fraternidade e do bem-estar do nosso povo, bem como a realização das condecorações e do acto central do 11 de Novembro”, declarou.

Não obstante o cenário global difícil registado este ano, Esperança da Costa referiu que o país tem registado taxas de crescimento que “insuflam” esperança ao povo angolano. A Vice-Presidente da República mencionou, também, a construção de infra-estruturas em todo o país, a reabilitação de estradas, a construção, a ampliação e apetrechamento de hospitais e escolas, o fortalecimento e a expansão do sistema eléctrico, portuário e aeroportuário, assim como o desenvolvimento do Corredor do Lobito.

“Sob vossa liderança, o nosso país assumiu um protagonismo internacional digno de realce”, realçou a Vice-Presidente da República. No domínio da política externa, Esperança da Costa destacou a realização, no país, das cimeiras África-União Europeia, Estados Unidos da América-África e da participação do Presidente da República em eventos internacionais de alto nível. Essas acções, continuou a Vice-Presidente da República, constituem exemplos “inequívocos” do engajamento do Presidente da República em defesa de uma ordem mundial justa, equilibrada, solidária, sem deixar de parte o tema da inclusão de África no Conselho de Segurança das Nações Unidas. “Excelência, Senhor Presidente da República, a história regista o início de um novo ciclo da nossa vida colectiva sob a Vossa responsabilidade. Permita-nos expressar o nosso singelo reconhecimento pela Vossa dedicação à paz em África e no mundo e pelo Vosso sentido de Estado para as questões da Nação, com destaque para o desenvolvimento sustentável, combate à corrupção, diversi- ficação económica, fortalecimento do sector social e do sector tecnológico”, salientou.

A primeira a apresentar os cumprimentos ao casal presidencial, Esperança da Costa assegurou apoio total ao Presidente da República para continuar a trabalhar em prol do bem-estar dos angolanos e de uma Angola mais desenvolvida. “Acreditamos na Vossa firme vontade de querer ver Angola cada vez mais desenvolvida, uma Angola forte, coesa e auto-suficiente. Tenha, Excelência Senhor Presidente da República, o nosso apoio incondicional para os desafios de hoje e do futuro. Feliz Ano Novo, Senhor Presidente”, desejou ao Chefe de Estado a Vice-Presidente da República.

Você não pode copiar o conteúdo desta página