ABERTAS CANDIDATURAS AO PRÉMIO ENSA-ARTE 2026
A ENSA Seguros de Angola, S.A (Sociedade Aberta) – comunicou esta sexta-feira, 24, que estão abertas as candidaturas para a XVIII Edição do Prémio ENSA-ARTE 2026.
NEIDE JOVETH
Segundo a nota enviada a redacção do Jornal Hora H, o Prémio ENSA-ARTE é de âmbito nacional e periodicidade bienal, destinado a artistas e criadores de obras nas áreas de Escultura e Pintura.
À semelhança do que ocorreu nas edições anteriores, a XVIII Edição, além de distinguir artistas nas modalidades de Pintura e Escultura, será admitida a Performance Artística como a nova modalidade. A Performance é uma manifestação artística que combina elementos de teatro, música, dança e de artes plásticas. O objectivo é reconhecer artistas individuais ou grupo de artistas que se expressam ou transmitem mensagens através da sublimação artística.
As obras de Escultura, Pintura e Performance Artística a serem submetidas à avaliação para o Prémio ENSA-ARTE devem ser apresentadas ao júri até 12 de Janeiro de 2026. O regulamento está disponível nas redes sociais, no website e nas agências da ENSA Seguros.
Os primeiros classificados do Prémio ENSA-ARTE 2026, em cada modalidade, ganham cerca de 6 milhões de Kwanzas e os segundos classificados 3 milhões de Kwanzas, além de uma viagem de intercâmbio artístico-cultural em França.
A cerimónia de apresentação do grande prémio ENSA-ARTE 2026 aconteceu no Auditório da Sede da ENSA e contou com a presença de Sua Excelência Sr. Ministro da Cultura, Dr. Filipe Zau, da Embaixadora de França em Angola, Sra. Sophie Aubert, do PCE da ENSA, Engº. Mário Mota Lemos, das administradoras da ENSA, Dra. Matilde Guebe e Amália Quintão.
O PCE da ENSA, Engº Mário Mota Lemos, recorda que há mais de 30 anos que o ENSA-ARTE tem se afirmado como uma forma de promoção, valorização e reconhecimento do talento nacional, reflectindo o compromisso da ENSA com a responsabilidade social corporativa e o desenvolvimento cultural do país. “Este concurso é, hoje, uma verdadeira referência no panorama artístico nacional, reunindo criadores de diferentes gerações e estilos, unidos pelo mesmo propósito de expressar, através da arte, a identidade angolana”.
O Ministro da Cultura, Dr. Filipe Zau destaca o papel da ENSA, em cooperação com o Ministério da Cultura e a Embaixada de França, na promoção da arte. “É importante que as empresas sintam a importância, não só da arte, mas do trabalho dos artistas para que possam apoiar e ocupar o espaço artístico que merecem”.
A Embaixadora de França, Sra. Sophie Aubert, refere que o seu país coopera com a ENSA desde 2012, oferecendo um prémio Alliance Française, que permite estreitar os laços no âmbito das artes. “Essa parceria nos permite promover e valorizar as artes e os artistas angolanos fora de Angola. É sempre um prazer para a França descobrir e admirar obras e artistas de outros países”.


