DISCURSO SOBRE O ESTADO DA NAÇÃO: “UIGE ATÉ QUE PONTO CHEGAMOS DA ESTUPIDEZ”

a37cb735-7429-4a33-b538-69be0c70cb73

MOSTRANDO CAMINHOS FIOTES: “UIGE ATÉ QUE PONTO CHEGAMOS DA ESTUPIDEZ”

Quando um líder de regime totalitário está discursando, é comum que as instituições sejam fechadas ou que os funcionários sejam liberados para assistir ao discurso.

Não se pode compreender que instituições são fechadas e funcionários públicos levado como se fossem uma manada de bois provenientes do Cunene para se confinarem no Cine Ginásio pra assistirem o Discurso da Nação do Presidente da República.

Assim não chegamos lá.

As instituições não produzem porque todos foram assistir o discurso a nação, como se de matine se tratatesse quando íamos assistir nos finais de semana  quando éramos pequeninos.

Mas em cada instituição iremos encontrar televisores em cada gabinetes que só apresentam novelas Turcas na hora normal de expediente.

Uige, terra de gente estudada, mas que se encontra no kafrique de um Satélite desaparecido a anos.

Gente que não conseguem dicernir o certo e o errado, falta de censo crítico, mesmo passando  pelos , Kimpa Vita , ISCED, Zenzo e ISPU.

Uige, até que ponto chegamos.

Neste contexto o Regime do MPLA no Uige pretende ter 5 narrativas que poderei debruçar a baixo:

– Controle da narrativa:

O regime quer garantir que os funcionários Públicos esteja exposta apenas à mensagem oficial e não tenha acesso a outras fontes de informação.

2. – Demonstração de poder:

 Fechar as instituições e obrigar as pessoas a assistir ao discurso é uma forma de demonstrar o controle e o poder do regime.

3. – Mobilização:

O regime pode querer criar um senso de unidade e mobilização em torno do líder e de suas políticas.

4. – Prevenir críticas:

Ao fechar as instituições Públicas e controlar a atenção dos funcionários, o regime pode prevenir críticas e discussões sobre suas políticas.

5.-Cultuar a personalidade:

O regime pode estar tentando criar um culto à personalidade em torno do líder, e o discurso é uma oportunidade para reforçar essa imagem.

Essa prática é uma forma de controle social e político, e pode ser usada para manter os funcionários e a população alinhada com as ideias e políticas do regime.

Makokola City.

Olavo Castigo Castigoogo

Você não pode copiar o conteúdo desta página