CAROLINA CERQUEIRA DESTACA ESFORÇOS DE PACIFICAÇÃO NO LESTE DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO

274f3762-0894-46e2-a799-96f541418a67

A presidente da Assembleia Nacional (PAN), Carolina Cerqueira, defendeu esta quarta-feira, 24, em Kinshasa, que Angola sempre esteve ao lado da República Democrática do Congo nos esforços para se encontrar uma solução para a paz no leste daquele país.

LUISA MUDILO

A líder parlamentar falava à imprensa, após ser recebida na sede do parlamento congolês, pelo presidente em exercício da Assembleia Nacional da República Democrática do Congo, Isaac Tshilumbayi Musawu.

No seu último dia de trabalho em Kinshasa, no quadro da Presidência em exercício do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL), Carolina Cerqueira enalteceu, igualmente, os esforços do Presidente João Lourenço no processo de pacificação do leste da RDC.

Convidada a falar sobre o FP-CIRGL, a responsável realçou a necessidade de dinamizar e criar melhores condições para que esta representação dos países dos Grandes Lagos alcance os objetivos da sua actividade.

Ao mesmo tempo, destacou a importância das contribuições (financiamento do orçamento da organização) para se poder desenvolver o plano de acção aprovado na reunião de Luanda, em abril último.

Na oportunidade, Carolina Cerqueira reafirmou a dinamização da diplomacia parlamentar, que coloca a questão da paz na RDC nas prioridades da sua agenda.

A presidente em exercício do FP-CIRGL foi também recebida, nesta quarta-feira, 24, pelo presidente do Senado, Sama Lukonde, a quem apresentou a nova equipa de gestão do Secretariado Geral desta organização com sede em Kinshasa.

“Estamos aqui também para reafirmar os esforços feitos para fortalecer a amizade entre os dois povos, o congolês e o angolano “, observou Carolina Cerqueira, satisfeita com a cordialidade e hospitalidade demonstradas à sua delegação.

Integram a delegação parlamentar angolana os deputados Pedro Sebastião, Sérgio Vaz, Rafael Savimbi e Jeremias Mahula.

Você não pode copiar o conteúdo desta página