PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO CONDECORA ANCIÃ DE 100 ANOS DE IDADE PELOS FEITOS EM PROL DA NAÇÃO

751e0ad4-1d11-42c0-8788-8d261cf789ea

A anciã Emiliana Lucinda Januário, de 100 anos, natural da província do Bié, mãe de nove filhos, 45 netos, 59 bisnetos e 23 trinetos, foi a primeira condecorada do dia pelo Presidente da República, João Lourenço, na Classe Paz e Desenvolvimento.

O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, apresentou a anciã, que fez questão de ir pessoalmente ao evento, receber a sua medalha, apesar da idade. Adão de Almeida considerou o momento da outorga ímpar e singular, por ser, também, a personalidade mais velha ser até agora condecorada em vida.

Emiliana Januário é parteira reformada, profissão que exerceu durante 50 anos. É formada em Enfermagem na Missão Evangélica do Dondi, na província do Huambo, onde fez o curso de especialização de parteira nos anos 40 do século XX.

Segundo Adão de Al- meida, com amor e dedicação, a anciã ajudou milhares de mulheres a darem à luz na província do Bié, trabalhou directamente com o médico canadiano Walter Strangway, e formou muitas parteiras, mesmo durante o período colonial, transmitindo uma mensagem forte de coragem, de humildade e de patriotismo.

“Era nossa expectativa que a senhora Emiliana fosse indicar um familiar para receber a sua medalha, mas não. Assumiu a sua condecoração como um reconhecimento do seu país, e decidiu estar aqui connosco para receber das mãos do Senhor Presidente da República o que conquistou com muitos anos de dedicação à Pátria”, disse.

MULHER DE POUCAS PALAVRAS 

Na língua Umbundu, com tradução, em poucas palavras, Emiliana Januário mostrou-se satisfeita com o reconhecimento pelo seu trabalho enquanto parteira.

Segundo a anciã, o segredo para chegar aos 100 anos é o cuidado consigo mesma e com os outros. Por isso, apelou aos jovens mais dedicação e mais cuidado com a vida.

Prestigiaram a 5ª cerimónia alguns dos campeões africanos de basquetebol de 2005, jovens, membros da Selecção Nacional, cuja recente conquista elevou ainda mais o nome de Angola no desporto continental e inspirou toda a Nação.

Você não pode copiar o conteúdo desta página