ONDE ANDA A HUMILDADE INTELECTUAL E A ÉTICA PROFISSIONAL DA NOSSA QUERIDA MINISTRA DA EDUCAÇÃO? – F.J

f40519da-9f66-422c-966f-87dc5f78970e

Triste! Daí que, defendo que o Presidente da República tem que colocar tudo no seu real lugar: galinha no galinheiro e cabritos no curral: Gestão é ciência. Não basta se ter formação superior… Para gerir instituições públicas ou privadas estuda – se. É ciência.

 A mesma ciência chama-se Gestão. Logo, nomear por nomear só porque o cidadão tem canudo universitário ou partidário, dá no que se assistiu com a sua Excelência Sra Ministra da Educação no dia 01 de Setembro de 2025.

Aliás, a nossa Ministra da Educação é uma empresária no ramo do sector que ela mesma dirige. Sendo assim, todas condições estão presente para possível insucesso do ensino público; Por outro, ela se esqueceu que a pergunta está sendo feita pelo patrão ( interesse público), na condição de empregada não tem espaço de se enervar com a questão colocada pelo seu patrão. Se ela acha que não admite ser questionada pelo patrão, o correcto é de, ela seguir o caminho do Venerando Juiz Joel Leonardo: Pedir demissão e não apresentar arrogância e prepotência contra o seu patrão publicamente.

A Dra Luiza Grilo, ao estar a dirigir o Ministério da Educação, não está a fazer favor absolutamente a ninguém, principalmente ao patrão que é o nosso povo que lhe paga os seus ordenados mensalmente ( a pergunta do jornalista é do interesse público). Ponto!

Eu, Francisco Rodrigues Jaime, na condição de militante do MPLA, que não está preparado para experimentar ser oposição em Agosto de 2027, de joelhos: Imploro, suplico, por favor, nossos dirigentes, abandonem arrogância, a prepotência, porque quem no fim das contas paga por essa atitude negativa é o MPLA. Ponto!

Por favor, não cometam mais erros que bem poderiam ser evitados. Ou seja, o mal estar pessoal, não transportem no momento ou lugar do interesse público.

A imagem do nosso Partido (MPLA) não está bem, boa parte da população angolana se encontra revoltada com o nosso Partido. Porque a fala do camarada Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço não está a se fazer sentir no dia-dia das populações angolana, que diz, cito: “Votem no 8. Votem no MPLA. Nós garantimos governar bem”.

 Exemplo, se as eleições gerais fosse hoje ou amanhã, sem medo de errar, julgo que obteríamos nas urnas 41% , 31% ou mesmo 21% dos votos. Tudo seria justificado pelas más práticas de alguns camaradas no aparelho do Estado que  demonstram dificuldades de implementar a fala do Líder: “Governar bem”.

Parece que “governar bem”, para alguns camaradas é everidar por:

Arrogância, peculato, prepotência, corrupção, sentimento de impunidade, nepotismo, tráfico de influência, branqueamento de capitais, negócios consigo próprio,…

Em suma, espero que, por iniciativa própria, a sua Experiência Sra Ministra da Educação demita-se do cargo, pelo facto do ministério que dirige ser o cérebro de qualquer sociedade, e a sua atitude demonstrada no dia 01 de Setembro de 2025, não ser a mais adequada para o cargo que ostenta.

Att.: Fragata de Morais 02 – Despacho n° 37/09 de 03 de Setembro da Assembleia Nacional

Você não pode copiar o conteúdo desta página