MPLA REPRESENTADO PELO SECRETÁRIOGERAL PAULO POMBOLO ESTREITA RELAÇÕES COM PARTIDO TANZANIANO
O MPLA e o partido tanzaniano Chama Cha Mapinduzi avaliaram nesta segunda-feira, 01, em Luanda, a possibilidade do alargamento da cooperação em várias áreas, com ênfase na formação de quadros dos dois partidos.
De acordo com o jornal de angola, a intenção foi manifestada durante o encontro entre o secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, e a directora-geral da Escola Mwalimu Julius Nyerere, Marcelina Chijoriga.
Durante o encontro, realizado na sede do MPLA, os dois responsáveis discutiram assuntos relativos ao intercâmbio político-ideológico e à possibilidade de estabelecer uma parceria entre o Centro de Formação Política do Partido (CEFOP) e a Escola de Liderança Julius Nyerere.
No final da reunião, Marcelina Chijoriga afirmou que a visita da delegação tanzaniana a Angola visou a intensificação da cooperação entre as duas escolas e discutir projectos futuros.
Em função disso, a directora-geral da Escola de Liderança Julius Nyerere disse ter debatido com Paulo Pombolo assuntos relacionados com a capacitação de líderes partidários, as principais ideologias dos antigos movimentos de libertação, os interesses nacionais, o nacionalismo, o pan-africanismo e as perspectivas históricas dos movimentos de libertação na África Austral.
A visita de Marcelina Chijoriga ao país decorre no âmbito das relações de amizade, solidariedade e cooperação existentes entre o MPLA e o Chama Cha Mapinduzi.
Estiveram presentes na audiência a secretária do Bureau Político para a Política de Quadros e o secretário para as Relações Internacionais, Ângela Bragança e Manuel Augusto, respectivamente.
A Escola de Liderança Julius Nyerere foi criada em homenagem ao líder tanzaniano Julius Nyerere, um dos grandes defensores do nacionalismo e do pan-africanismo, com o propósito de formar líderes africanos conscientes da evolução dos antigos movimentos de libertação na região da África Austral.


