PRESIDENTE DA REPÚBLICA JOÃO LOURENÇO INAUGURA REFINARIA DE CABINDA

A refinaria de Cabinda, que vai ter capacidade de processar 60 mil barris por dia, após a conclusão da segunda fase, foi inaugurada, há momentos, pelo Presidente da República, João Lourenço.
A refinaria entra em funcionamento com 30 mil barris diários na primeira fase.
A unidade vai processar gasóleo, combustível de aviação, fuel óleo pesado e nafta com um investimento global superior a 473 milhões de dólares, dos quais 335 milhões resultaram de financiamento internacional, evidenciando a credibilidade do país junto de parceiros globais.
JOÃO LOURENÇO ESPERANÇOSO COM REFINARIA DO LOBITO
O Presidente da República, João Lourenço, mostrou-se, hoje, esperançoso com a refinaria do Lobito, um projecto antigo que o Executivo decidiu retomar depois de ter estado paralisado durante muitos anos.
O Chefe de Estado, que testemunhou a inauguração da refinaria de Cabinda, disse aos jornalistas que os trabalhos na refinaria do Lobito já estão em marcha.
Acrescentou, também, que a dimensão do projecto do Lobito é maior em relação às unidades do Soyo e de Cabinda que são “relativamente pequenas”.
João Lourenço manifestou, ainda, que a esperança do Executivo é de que esses empreendimentos possam conduzir à tão almejada autossuficiência quanto aos produtos refinados, sendo que o diesel é o mais consumido a nível nacional por camiões e centrais térmicas, enquanto a gasolina é mais usada em veículos ligeiros e motorizadas.