ANGOLA REFORÇA PAPEL DOS PARLAMENTOS FORTES NA PREVENÇÃO DE CONFLITOS

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, disse, hoje, em Maputo, Moçambique, que parlamentos fortes e representativos são a chave para prevenir conflitos, garantir uma governação transparente e consolidar o Estado de Democrático de Direito.
Ao discursar na sessão ordinária da XIV Assembleia Parlamentar da CPLP, Carolina Cerqueira frisou a necessidade de se trabalhar em conjunto para que os parlamentos sejam verdadeiramente a casa dos povos, abertas à diversidade, à participação das mulheres, dos jovens e de todos os sectores sociais.
“Que sejam espaços de diálogo e de soluções, capazes de responder às aspirações legítimas dos nossos cidadãos”, acrescentou.
“Proponho que reforcemos os mecanismos de cooperação interparlamentar no seio da CPLP, criando plataformas para partilha de experiências e boas práticas, e apoiando-nos mutuamente”, reforçou a presidente da Assembleia Nacional.
Fortalecimento da amizade dos povos
Neste particular, a líder do parlamento angolano destacou, igualmente, o fortalecimento da amizade dos povos e países, fruto de séculos de encontros, de partilhas que forjaram laços duradouros entre continentes, expressando uma identidade plural que se alimenta da diversidade e solidariedade.
“Hoje, mais do que uma herança partilhada, a CPLP representa uma visão comum do futuro, na qual a língua portuguesa é a ponte que conecta culturas de milhões de cidadãos espalhados pelo mundo, todos comprometidos com os mesmos valores na busca incessante do bem comum”, concluiu, citada numa publicação do Parlamento.