ANGOLA RECEBE PELA PRIMEIRA VEZ UMA EXPOSIÇÃO DE GRAVURAS ORIGINAIS DE SALVADOR DALÍ

A inauguração oficial da exposição dedicada ao mestre do surrealismo espanhol, Salvador Dalí, terá lugar nesta quinta-feira, 10, do corrente mês, na Casa das Artes, em Talatona, e poderá ser visitada até 26 de Julho.
NEIDE JOVETH
Segundo a nota de imprensa enviada hoje a Redacção do Jornal Hora H, com o apoio da ENSA – Seguros de Angola, a Embaixada de Espanha em Angola, e a FUNIBER, junto com a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e a Universidade Europeia do Atlântico, promovem esta mostra inédita, que convida o público angolano a mergulhar no universo fascinante de um dos maiores ícones da arte mundial.
Sob o título “A Conquista do Cosmos”, a mostra reúne uma série completa de 11 gravuras originais, produzidas em 1974, isto é, há de 50 anos, todas assinadas e numeradas a lápis pelo próprio artista, numa edição limitada de apenas 195 exemplares. Esta é a primeira vez que esta colecção específica é exibida em território angolano.
De acordo com a nota, mais do que uma exibição de arte, esta iniciativa representa um marco no intercâmbio cultural entre Angola e Espanha e reforça o compromisso conjunto da FUNIBER, da Embaixada de Espanha em Angola e da ENSA com a promoção da arte, da cultura e da aproximação entre povos por meio da criação artística, e que já trouxeram para Angola no passado colecções de outros artistas espanhóis de nível mundial como Joan Miró e Pablo Picasso.
A exposição de Salvador Dalí oferece ao público angolano uma oportunidade rara de contacto directo com o universo provocador deste grande artista plástico, mestre do surrealismo e figura incontornável da arte do século XX, amplamente reconhecido pela sua imaginação vibrante e estética singular.
Aberta ao público, a exposição promete ser um dos eventos culturais mais significativos do ano, valorizando o acesso à arte internacional e promovendo o diálogo entre culturas num espaço de partilha entre o legado artístico europeu e a riqueza do panorama cultural angolano.