SONANGOL ESCLARECE SUPOSTO ENVOLVIMENTO DO GOVERNADOR DO ZAIRE NUM TERRENO DE 712 HECTARES

As redes sociais têm replicado e disseminado uma notícia veiculada por um dos jornais da capital do país relativa à transferência da titularidade de um terreno na província do Zaire, envolvendo tendenciosamente a figura do governador da referida província, Adriano Mendes de Carvalho, diz a nota de imprensa que o Jornal Hora h teve acesso nesta quarta-feira, 16.
LUISA MUDILO
Segundo a fonte deste jornal, a Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, Empresa Pública – Sonangol, E.P. entende necessário esclarecer a opinião pública o seguinte:
No âmbito da sua estratégia empresarial e nos termos da lei, a Sonangol, E.P. requereu ao Governo da Província do Zaire a desanexação de uma parcela de terreno de 712 hectares, que lhe havia sido concedida por via do Decreto n.º 76/07 de 24 de Outubro.
De acordo com a nota, após deferimento e respectivo despacho de desanexação, com o devido respaldo legal nos termos da Lei de Terras, não tendo sido retirada a titularidade da esfera pública, a Sonangol, E.P. transferiu a parcela de terreno de 712 hectares, a título oneroso, à Sonangol Refinação e Petroquímica, S.A., empresa detida em 100% pela Sonangol, E.P. e responsável pela gestão dos projectos de refinação da Sonangol.
Tendo em conta a constante veiculação de notícias deturpadas envolvendo a Sonangol, apela-se aos órgãos de comunicação social, que se pautem pela obediência de um dos princípios mais sacramentais da sua actividade, que é a observância do contraditório, colocando-se à disposição para prestar os esclarecimentos pertinentes mediante solicitação pelas vias sobejamente conhecidas.