DETIDO EFECTIVO DO SIC QUE AMEAÇOU COM GRANADA FIÉIS NUMA MESQUITA NO MÁRTIRES DO KIFANGONDO

O Serviço de Investigação Criminal (SIC), deteve, na madrugada do dia 24 de Março, um agente da instituição, colocado na Direcção de Medicina Legal, como auxiliar na Morge Central , acusado de ameaçar fiéis em uma mesquita no bairro Mártires do Kifangondo, em Luanda.
NDOMBI ZADIMENGA
O detido, agente de 3ª Classe, teria feito ameaças com uma granada de mão, de forma ilícita, a membros da comunidade islâmica do bairro, da qual também faz parte. Segundo as autoridades, o desentendimento entre os fiéis teria levado o agente a buscar em sua residência, nas proximidades, uma granada de mão e um colete com inscrições do SIC, obtidos de maneira ilegal.
Por factos que se configuram como crime e por violação grave das normas de conduta, o agente, recentemente enquadrado no último curso da Damba, foi detido e será apresentado ao Ministério Público para os devidos procedimentos legais. Um processo disciplinar também foi aberto para apurar a conduta e adoptar as medidas que se impõem.
O SIC reafirma, que a conduta de seus efectivos “ deve ser sempre exemplar e pautada pela actuação profissional, respeitando integralmente os direitos e liberdades dos cidadãos, sejam eles nacionais ou estrangeiros, e garantindo sua segurança em qualquer local em que se encontrem. A violação dessas normas está sujeita a sanções severas, incluindo a expulsão.”
O SIC reiterou, em nota, que a conduta de seus agentes deve ser sempre exemplar e profissional, respeitando os direitos e liberdades dos cidadãos, sejam nacionais ou estrangeiros. A violação dessas normas, segundo o órgão, pode resultar em sanções severas, incluindo a expulsão.