UÍGE: POPULAÇÃO DO MUSSENGA PADECE DE DIVERSAS NECESSIDADES
A população da Aldeia de Mussenga no município do Mucaba na Província do Uíge queixam-se de diversas necessidades, desde a falta de energia eléctrica, abastecimento de água potável deficiente, bem como infra-estruturas condignas, são as maiores preocupações dos residentes
ANNA COSTA
Segundo os mesmos, o bairro encontra-se às escuras desde a sua existência o que os obrigados a usarem a luz de lanternas ou candeeiros a petróleo quando cai a noite.
Quanto a situação da água, os munícipes disseram que existe muita falha no abastecimento da água potável proveniente do chafariz construído pelo governo, afirmando que nem sempre jorra o líquido precioso.
“A água aqui não vem sempre, por vezes faz um ou dois meses e não sai, tipo agora já está a um mês que não temos água” disse Juliana uma das moradoras ao Jornal Hora H
Na aldeia de Mussenga não há escolas condignas e a única escola pública existente na zona, dispõe de sete salas de aulas e foi construída pela população, segundo depoimento de jovens do bairro que ajudaram na construção da mesma.
“Nem escola não temos, aquela que está aí (apontou a infra-estrutura) é o povo que fez um bucado de ajuda, fizemos adobes e construímos a escola” explicou o jovem João Neves.
Os residentes, além dos trabalhos de agricultura, ocupam-se na fabricação de blocos de adobes para construção de casas, sem qualquer remuneração, alias a solidariedade e a ajuda mútua são predominantes nessa comunidade.
“Só vamos comer e acabou não temos dinheiro pára lhes pagar, é uma ajuda que eles estão a fazer”, disse uma das residentes, complementada por David Eduardo de 32 anos de idade um dos jovens fabricantes de adobes que disse que diariamente fazem de dois a três mil blocos de adobe.
O Posto de saúde da localidade, funciona com dois profissionais que trabalham de forma intercalada e atende diariamente mais de trinta pacientes. O mesmo não tem laboratório.
A enfermeira em trabalho identificada apenas por Beatriz disse ao Jornal Hora H que “nós aqui só que atendemos doenças do primeiro nível, como a malária, febre tifóide, doenças diarreicas agudas, mas isso varia muito consoante o tempo, por exemplo, nesta época é muito comum as doenças respiratória por causa da mudança de clima”.
No caso em que o paciente apresenta um enfermidade que precise de uma intervenção mais especializada, Beatriz disse que “nestes casos, o utente é encaminhado para o hospital municipal ou na cidade do Uíge”.
Por falta de energia eléctrica, o posto de saúde do Mussenga funciona apenas até as 15 horas e quando aparece algum paciente acima deste horário, encontrando o centro já fechado, conta a enfermeira que estes devem recorrer-se a “boleias”, uma vez que o táxi para os outros pontos do município é difícil de se encontrar.
“Eles ficam mesmo aí na estrada até aparecer alguém que dá uma boleia até a cidade ou hospital municipal, doutra forma não tem como” concluiu a enfermeira.
O Município de Mucaba é um dos 16 que constitui a província do Uíge e faz fronteira com os municípios de Damba, Bungo, Uíge, Songo e Bembe e possui uma população estima em 43.974 habitantes.