SONANGOL E UMA EMPRESA CHINESA ASSINAM PROJECTO DA CADEIA INDUSTRIAL DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

A SONANGOL e a empresa chinesa QINGHAI LIHAO CLEAN ENERGY assinaram, no dia 18 de Outubro de 2024, um Memorando de Entendimento, para a avaliação conjunta da constituição de uma parceria para implementar um projecto da cadeia industrial de energia solar fotovoltaica, que culminará com a produção de painéis fotovoltaicos em Angola, utilizando como matéria prima o minério de quartzo.

LUISA MUDILO

Segundo a nota de imprensa que o Jornal Hora H teve acesso, o acordo abre caminho para que, dentro de alguns anos, Angola conte com uma indústria de painéis solares assente na exploração de quartzo, bem como na produção de silício metalúrgico e polisilício, para à produção de painéis solares.

Alinhado ao princípio de retenção dos minerais referidos, evitando a exportação sem os benefícios da sua transformação, uma indústria de painéis solares desempenharia um papel chave na estratégia de transição energética, considerando a importância vital da energia solar no processo.

Com uma capacidade de produção projectada para 180 mil toneladas de silício metalúrgico e 150 mil toneladas de polisilicio por ano, a fábrica deverá produzir numa primeira fase 50 mil toneladas desses produtos.

De acordo com a fonte, o memorando de entendimento foi assinado pelo PCA da SONANGOL, Gaspar Martins, e pelo CEO da QINGHAI LIHAO CLEAN ENERGY, Wang Fu.

Você não pode copiar o conteúdo desta página