NO CUANDO CUBANO: ENERGIA ELÉTRICA CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ ÀS POPULAÇÕES DA COMUNA DO LONGA
A Comuna do Longa, no Município do Cuito Cuanavale, ganhou neste sábado, 14 de Setembro, um Sistema de Geração e Distribuição de Energia Eléctrica por via de uma central térmica, inaugurada pelo Governador José Martins, no âmbito das celebrações do 17 de Setembro, Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional.
LUISA MUDILO
Segundo a nota enviada ao Jornal Hora H, O Sistema de Geração e Distribuição de Energia, permitiu pela primeira vez a iluminação pública e ligações domiciliarias em benefício das populações, desde a elevação do Longa a categoria de Comuna. Uma acção do Executivo Local, que marca a história das populações nessa parcela territorial, por se tratar de um bem de consumo necessário, cujo papel como insumo básico nos processos de produção industrial, prestação de serviços e comércio geral, poderá acelerar o desenvolvimento, além do conforto que já proporciona aos domicílios dessa localidade.
Com cânticos e danças, a população do Longa manifestou a sua total satisfação, pelo gesto tão significativo feito pelo Governo da Província do Cuando Cubango, que tem resultado na resoluções dos principais problemas do povo.
Na sua intervenção, o Governador José Martins, garantiu que a Inauguração do Sistema de Geração e Distribuição de Energia Eléctrica por via de uma central térmica para as populações na vila do Longa, que antes nunca teve, poderá num processo progressivo, gerar enormes benefícios, voltados aos domicílios na sede, que passam a contar com esse bem precioso, por outra poderá garantir maior segurança pública no período noturno, bem como conferir melhores condições aos cidadãos.
O Governante, fez saber que futuramente poderá ser implementado na Comuna do Longa, um outro sistema moderno e mais ecológico, ligado a energia por meio dos parques fotovoltaicos, considerando a sua sustentabilidade, associado ao futuro de desenvolvimento sócio-económico que se prevê para essa localidade que será elevada a categoria de Município.
A sua chegada à sede da Comuna, José Martins, constatou o nível de execução dos projectos do PIIM, que são satisfatórios, na medida em que as obras se encontram em passos significativos, devido os níveis de execução física, o que tornará possível as suas inaugurações dentro de pouco tempo.