NOVO DELEGADO PRIORIZA ACÇÕES PEDAGÓGICAS NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

O novo delegado provincial da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) no Cuando Cubango, Frederico Jambalima, apontou como acção primária para o seu mandato a pedagogia e aconselhamento para as melhores práticas nas instituições públicas.

Frederico Jambalima, que substitui António Francisco Jaime do cargo de delegado provincial da IGAE, garantiu que a instituição existe efectivamente para prestar apoio à Administração Pública, sobretudo em eventuais incumprimentos, má conduta, irregularidades e casos de corrupção.

Em declarações à imprensa no fim da sua apresentação, assegurou que a sua experiência permite ter um domínio acentuado sobre a situação das instituições públicas, tendo em conta que antes da sua nomeação como novo delegado da IGAE no Cuando Cubango, exercia as funções de director nacional de denúncias, queixas e reclamações da Inspeção Geral da Administração do Estado.

Durante o seu mandato prometeu, igualmente, prestar atenção especial à fiscalização e auxiliar as instituições da Administração Pública nos municípios do interior da província, sobretudo aqueles que se encontram em áreas de difícil acesso, como o Cuangar, Calai, Dirico, Nancova, Mavinga e Rivungo.

Frederico Jambalima sublinhou que no caso concreto do Cuando Cubango, a Inspecção Geral da Administração do Estado tem crescido, mas enfrenta algumas dificuldades na relação com a população, que ainda não tem muita cultura de denúncia e o call center sob o número 119 é pouco utilizado.

Logo após a sua chegada à província, Frederico Jambalima manteve um encontro de cortesia com o governador do Cuando Cubango, José Martins, que lhe desejou boas-vindas a esta região e garantiu prestar apoio para que as acções da IGAE se façam sentir nesta parcela do território nacional.

Durante o encontro, o novo delegado provincial da Inspeção Geral da Administração do Estado assegurou que vai auxiliar e apoiar o Governo local para que os órgãos do Estado cumpram com rigor os objectivos emanados na Constituição da República e na Lei.

Por sua vez, o delegado provincial da IGAE cessante, António Francisco Jaime, que esteve no cargo durante um ano e dois meses, disse que teve verdadeiros suportes e agradeceu a todos os funcionários que sempre estiveram com ele nos bons e nos momentos menos bons.

Você não pode copiar o conteúdo desta página