DIRIGENTES ANGOLANOS PREPARADOS COM O REGISTO DE MAIS DE 200 MIL “SITES”
O director-geral do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI) anunciou ontem, em Luanda, que o novo sistema core CCTLD de Angola, apresentado na quarta-feira, está preparado para o registo de mais de 200 mil domínios “.ao” usado em websites.
André Mpumba Pedro, que falava na 19.ª sessão temática do programa “Comunicar por Angola”, durante a apresentação do sistema core CCTLD de Angola (dns.ao), revelou que o país conta, actualmente, com mais de 11 mil domínios. Nos próximos cinco anos, com a entrada em funcionamento do novo Data Center (uma instalação física que as empresas usam para hospedar aplicativos e dados essenciais), em construção no Distrito Urbano do Camama, o país poderá alcançar os 4,5 milhões domínios no CCTLD, adiantou.
O Governo angolano adquiriu a soberania digital do domínio “.ao” e outros derivados como org.ao, edu.ao, co.ao e it.ao, homologados pela Internet Assigned Numbres Authority (IANA), organismo internacional que regula a internet no mundo.
O referido programa vai impulsionar a economia nacional e garantir maior segurança e controlo no ramo electrónico, evitando, sobretudo, as fraudes cometidas através do uso da internet.
André Mpumba Pedro esclareceu que todas as preocupações, estatísticas, nível de segurança atribuído ao Governo angolano, preço de cada domínio, entre outras informações, estão expostos no site dns.ao, que é a fonte fidedigna de todas as informações relacionadas com os domínios de Angola.
O secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas, disse que a ocasião serviu para informar a imprensa e aos cidadãos sobre os projectos e acções implementados pelo INFOSI, no quadro do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND).
Nunos Caldas referiu que os projectos levados a cabo contribuem para a diversificação e o crescimento económico do país, bem como assegurar a massificação e inclusão digital nas escolas primárias e espaços públicos.
De acordo com o governante, a construção do data center e de outros projectos em curso vão assegurar as condições técnicas e tecnológicas das tecnologias de informação e comunicação e aumentar a capacidade de internet no país.