LEGIÃO DE MILITANTES DA UNITA NO BENGO ABANDONAM O GALO NEGRO

Nos próximos dias, podem surgir mais militantes do partido UNITA no Bengo a tomarem decisão de renunciar a militância no partido no ´Galo Negro´ devido a postura da Direcção provincial, que tem gerado descontentamento entre na massa militante por clima laboral insustentáveis.

Trata-se de quadros seniores como Jovete Domingos, Maria João Mateus e Elisário Rodrigues de Oliveira que, recentemente, renunciaram a sua militância no maior partido político na oposição em Angola, por razões de descontentamento face às decisões tomadas pela Direcção da UNITA a nível provincial que não satisfazem as expectativas dos mesmos.

Elisário de Oliveira e Maria Mateus são exemplos de militantes que no passado dia 1º do corrente mês, escreveram uma carta com o teor “desvinculação ao Partido UNITA”, dirigida ao Secretariado do Comité Provincial. Elisário de Oliveira, na sua carta, considera que, durante os 26 anos de militância, apesar de adquirir experiência e conhecimento que terão moldado a sua vida e carreira política, não mais se vê atrelado ao partido, acrescentando que já não há cooperação entre os líderes e os liderados.

Já Maria Mateus, que ingressou no partido em 2008, tendo desempenhado várias funções, como Presidente da LIMA na região do Panguila e auxiliar do MASFAMU, abandonou o partido devido a actual postura do partido de não querer se reinventar e valorizar mais os militantes.

De acordo as informações que a Redacção do Factos Diários teve acesso, dentro de poucos dias, surgirão mais militantes que, provavelmente, poderão anunciar a sua desvinculação ao partido liderado por Adalberto Costa Júnior, facto que deixa preocupados amigos e simpatizantes deste partido que procuram as possíveis razões destas renúncias. Aventa-se que uma delas tem a ver com a relação entre os membros do corpo directivo e os militantes que não é salutar.

Recorde-se, actualmente o deputado Moniz Alfredo é o secretário provincial da UNITA no Bengo, auxiliado por Joel Pacheco, secretário provincial adjunto, eleitos em abril de 2022 e, na altura, apresentados ao Governo Provincial, onde foram recebidos pelo vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu, em representação na altura da ex-governadora do Bengo, Mara Baptista Quiosa.

Você não pode copiar o conteúdo desta página