ESCRAVIDÃO MAUS-TRATOS NA EMPRESA CHINESA DE APROVEITAMENTO HIDROELÉCTRICA DE CACULO CABAÇA
Funcionários da Empresa de Aproveitamento Hidroeléctrica de Cálculo Cabaça, denunciam, maus tratos de trabalho, má alimentação, acidentes de trabalho por falta de meios de prevenção, segurança no trabalho, e outras situações de perseguições que infernizam os trabalhadores da instituição.
NDOMBI ZADIMENGA
Segundo a fonte do Jornal Hora H, o Projecto Hidroeléctrico de Caculo Cabaça, na província do Cuanza-Norte, vai produzir 2.172 Megawatts (MW). Depois de concluído, o imponente aproveitamento fará parte de um leque de barragens construídas ao longo do Médio Kwanza, onde já despontam a de Cambambe (Cuanza-Norte), Capanda e Laúca (Malanje).
Vários funcionários, ainda se queixam a forma como são tratados pelos chineses que são os “mandões” de tudo e de todos. A empresa chinesa CGGC CHINA GEZHOUBA GROUP COMPANY LIMITED, não respeita “ninguém”.
“Os funcionários vivem momentos de tristeza, e de dor, pois que a comissão sindical foi engolida, depois do incidente que houve em 2022”, denunciaram.
O braço de ferro foi em torno dos maus tratos que a empresa usava, aos funcionários, revoltosos insurgiram – se onde “houve vítimas mortais”.