UÍGE REGISTA 136 MORTES EM ACIDENTES DE VIAÇÃO

A Província do Uíge registou, em 2023, um total de 648 acidentes de viação, que resultaram em 136 mortes, 733 feridos e danos materiais estimados em 85.496.347 kwanzas, informou, terça-feira, o Conselho Provincial de Viação e Ordenamento do Trânsito.

Os dados foram avançados durante um encontro do Conselho Provincial de Viação e Ordenamento do Trânsito, coordenado pelo governador provincial, José Carvalho da Rocha, que analisou a situação da sinistralidade no Uíge, considerada preocupante em função dos números alarmantes apresentados.

Segundo o conselho, em comparação com o ano anterior, houve um aumento significativo de 66 acidentes, 46 mortes e uma diminuição de 26 feridos, com um acréscimo de danos materiais em cerca de 29.195.895 kwanzas.

Os dados indicam, ainda, que a faixa etária mais afectada está entre 10 e 50 anos, com predominância de vítimas do sexo feminino, especialmente peões e passageiros. As principais causas dos acidentes incluem a inobservância das regras de trânsito, más condições das estradas e falhas técnicas nos veículos.

Para enfrentar esses desafios, o plano para 2024 estabelece uma meta de redução de 27,21 por cento nos acidentes, o que representa uma diminuição de 176 ocorrências, e uma redução de 15 por cento nas mortes e 33 por cento nos feridos, avançou o Governo Provincial do Uíge, no Facebook,

“Este quadro negro exigirá de todos a implementação de acções transversais em áreas como transporte, obras públicas, iluminação e sinalização de vias públicas, além de medidas policiais, que visam alterar os números nos próximos meses”, orientou o governador provincial, José Carvalho da Rocha.

O encontro juntos membros do governo, representantes dos órgãos de defesa e segurança, bem como operadores de transportes públicos e outros.

Você não pode copiar o conteúdo desta página