“ELEIÇÕES GERAIS FORAM UM SUCESSO RETUMBANTE” – CNE
O porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Lucas Quilundo, disse hoje à imprensa nacional e internacional que as Eleições Gerais de 24 de Agosto foram um sucesso retumbante.
De acordo com Lucas Quilundo, “os eleitores angolanos deram uma prova de civismo e mostraram um espírito bastante pacífico”, explicando que as urnas já fecharam e que “neste preciso momento já se encontram no processo de escrutínio”.
O porta-voz da CNE avançou, também, que as assembleias de voto na República Democrática do Congo (RDC) e da Zâmbia já enviaram as primeiras actas para o escrutínio nacional.
Disse que a CNE aguardará à medida que o processo de contagem prossiga e que as actas sejam enviadas.
APENAS A CNE PODE DIVULGAR RESULTADOS
O porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral, Lucas Quilundo, disse hoje à imprensa, em Luanda, que a CNE é o único órgão que pode publicar resultados oficiais.
Face a algumas questões de fiabilidade no que toca ao apuramento de dados por parte de centros de contagem paralela de votos, Lucas Quilundo declarou que “Só os resultados publicados pela CNE têm validade e só eles são relevantes”.
O porta-voz do órgão que monitoriza o processo eleitoral disse, também, “não temos conhecimento de que tenha havido qualquer auditoria a esses sistemas”, o que dificulta à averiguação da segurança que os resultados possam suscitar.
Outros factores apontados por Lucas Quilundo foram o facto de não haver conhecimento da localização dos centros de processamento de dados, conhecimento da solução tecnológica usado para o respectivo processamento, bem como conhecimento sobre a possibilidade de abertura para possíveis observadores eleitorais e outras entidades interessadas no processamento dos resultados eleitorais.