IGREJA METODISTA BISPO GASPAR JOÃO DOMINGOS COMEMORA 20 ANOS DE EXISTÊNCIA
A Igreja Metodista Unida, Cargo Pastoral Bispo Gaspar João Domingos, pertencente ao Distrito Eclesiástico de Luanda, comemorou neste domingo, 16, os seus 20.º aniversário, datado do dia 13 de Outubro, sob o lema” 20 anos de evangelização transformando vidas”, com um culto de louvores e acção de graça e a presença de líderes distritais e representantes da administração municipal do Kilamba Kiaxe
ANNA COSTA
Segundo o Pastor local, nomeado recentemente, Rev.º Agostinho Cipriano, os 20 anos representa as muitas batalhas vividas pela igreja e lamentou que muitos dos irmãos com quem auguravam partilhar a data já não fazerem parte do mundo dos vivos.
O Líder que se mostrou feliz pela união entre os irmãos na comemoração das festividades da Igreja, disse que não tem sido fácil a caminhada dos cristãos para uma vida de fé activa, mas compreende que os tempos não são iguais e como pastor diz ser desafiado a ir cada vez mais a busca das ovelhas perdidas para o rebanho.
“ A bíblia nos diz que teremos aflições e os tempos não serão iguais e nós os pastores somos desafiados a irmos cada vez mais à busca das almas perdidas, precisamos deixar essas paredes e ir atrás do nosso povo, sobretudo a juventude que perdeu os valores morais, por isso o desafio nestes tempos é maior” disse Agostinho Cipriano ao Jornal Hora H.
O Guia Leigo local, Valter da Silva, um dos considerados veterano” disse ser momento de regozijo pelos passos marcados até a presente data.
O jovem de 38 anos, no cargo há 6 anos, lembrou da igreja no seu começo e sublinhou que foram muitas as dificuldades para chegarem até aonde chegaram, uma vez que, após ser elevada à categoria de igreja, 75% dos fiéis eram apenas camponeses, o que dificultou o sustento da Igreja.
“ As dificuldades foram várias, como em qualquer área da vida, uma vez que setenta e cinco por cento das pessoas que deram início a Igreja eram camponeses e uma igreja sustentada apenas por camponeses tem grandes dificuldades para avançar nos seus aspectos físicos, mas com a mão poderosa de Deus conseguimos arrancar e eis o motivo da demora da construção do nosso templo”.
Para o Presidente da Junta Administrativa, Agostinho Francisco, os 20 anos não só representam o avanço da Igreja mas também um crescimento espiritual.
Francisco Agostinho entende haver muita diferença na Igreja de “hoje em relação a de ontem”, fazendo menção de que existem muito mais jovens na Junta Administrativa relativamente ao passado.
“ Antes a Igreja era dirigida apenas por “mais velhos” e quase não se viam jovens a participarem na vida da igreja, hoje já temos muitos jovens na Junta e têm ajudado bastante no crescimento da mesma”, disse o líder administrativo da Igreja.
A Bispo Gaspar João Domingos, nome atribuído em homenagem ao Bispo Emérito da Igreja Metodista Unida em Angola (IMUA), no período em que a sua reverendíssima tomou posse, surgiu, como ponto de pregação, na união entre três classes vinda do Cargo Pastoral de Emaús, nomeadamente David, Abraão e Gonga Soares, isto em 1997 à 2002.
Foi elevado a categoria de Igreja em 12 de Outubro de 2003, tendo sido nomeado como primeiro Pastor na 19.ª Sessão da Conferência Anual o Rev.º Domingos de Almeida Sobrinho (em memória) até ao ano 2007.
Actualmente, com cerca de 700 membros, entre eles crianças e adultos, conta com 6 classes, a saber: central, Abraão, David, Gonga Soares, Revda. Lucrécia, Joel e gerou a Igreja Metodista Unida de Samuel João, no Cabo Ledo, que era uma das classes.
De referir que a Igreja já recebeu, até a data presente, sete Pastores, a saber:
Rev.º Pedro Maria João Luís (Bondinho)- 2008/2010;
Rev.ª Luzia N. Quixina Tekamby (em menoria) 2010/2014;
Rev.ª Simão Francisco (2014/2017);
Rev.º Jonas Diogo Domingos 2017/2022;
Rev.º Amadeu Mutange Morais 2022/2023 e o
Rev.º Agostinho Sebastião Cipriano, pastor actual.