NO DIA DO PROFESSOR: APA RELANÇA PROJECTO STOP VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

0

O Secretariado Nacional da Associação de Professores Angolano (APA), realizou hoje, 5 de Outubro, o relançamento do Projecto “Stop Violência nas Escolas” alusivo ao dia internacional do professor, de modo a mobilizar, sensibilizar e orientar os estudantes, a transformarem a escola em melhor lugar de se estar, sob lema “O professor que precisamos para a educação que queremos”.

ANNA COSTA 

O Presidente da APA, Manuel Inácio Gonga, disse que o projecto surge pela missão de ter indivíduos comprometidos com o futuro e para que se tenha homens completo, capaz de competir com qualquer cidadão no mundo.

O número um da APA, mostrou-se satisfeito com o crescimento de mais escolas no país, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), porém disse esperar do governo angolano aumento da fatia do sector da educação no Orçamento Geral do Estado (OGE), para se alcançar a qualidade no ensino.

“A política do governo está intrinsecamente ligada com o desenvolvimento do país como tal e nós abraçamos, apoiamos e estamos a viver o PIIM que tem trazido infra-estruturas educativas em todos os pontos do país até aos lugares recônditos, mas a demanda recomenda mais”, disse o líder.

O Presidente da APA, Manuel Inácio Gonga, olhou também para os resultados nada abrangentes na educação, sobretudo com a aplicação da mono docência para defender uma nova reforma educativa, a semelhança dos sinais que vêm do próprio Ministério da Educação.

“A reforma terá deixado um estrangulamento do sistema, levantou um conjunto de situações que punham em causa a qualidade de ensino”, afirmou.

No quadro das dificuldades enquanto organização, Manuel Inácio Gonga, disse que apesar da situação, não tenciona ficar de braços cruzados e que procura a cada dia manter acesa a chama da esperança de que “amanhã será melhor”.

“Dificuldades há sempre, em todos os sectores por conta da crise no país, há défices que as cotas não cobrem, mas estamos consciente de que amanhã será melhor, orientamos as nossas associações provinciais no sentido de manterem sempre a chama acesa”, disse.

O Dia Mundial do Professor homenageia todos os que contribuem para o ensino e para a educação da sociedade.

Este dia promove todos os que escolheram o ensino como forma de vida e que dedicam o seu dia-a-dia a ensinar, crianças, jovens e adultos.

Participaram da palestra, membros do Ministério da Educação, da Administração Municipal de Luanda, estudantes, corpo directivo da APA e do Gabinete Provincial da Educação de Luanda.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página